Tomam posse chefes de departamentos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

01/07/2015

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (1º), a cerimônia de posse e de recondução dos dez chefes dos departamentos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE). No Salão Nobre, do campus Viçosa, tomaram posse os professores Tarcísio de Assunção Pizziolo (Engenharia Elétrica), Taciano Oliveira da Silva (Engenharia Civil), Elita Duarte Costa (Química) e Regina Célia Santos (Tecnologia de Alimentos); e foram reconduzidos à chefia os professores Rogério Fuscaldi Lelis (Arquitetura e Urbanismo), Álvaro Messias Bigonha Tibiriçá (Engenharia de Produção e Mecânica), Paulo Roberto Cecon (Estatística), Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues (Física), Leacir Nogueira Bastos (Informática) e Sandro Vieira Romero (Matemática).

O chefe do Departamento de Informática, Leacir Nogueira Bastos, discursou representando todos os empossados. Ele destacou o crescimento da UFV e os desafios que surgem com a expansão, dentre eles a melhoria da visibilidade dos departamentos na Universidade e fora dela; o estabelecimento de convênios e parcerias com outras instituições da região para dar início a novos cursos de pós-graduação; a manutenção dos laboratórios com equipamentos atualizados e o aumento da produção científica, sem deixar de manter a qualidade.

O professor Leacir Bastos também afirmou que a equipe de chefes empossada está ciente de que a responsabilidade administrativa dos departamentos “não é um trabalho trivial, pois, a cada dia será preciso resolver ou encaminhar soluções para as pendências que se apresentarem” e, por isso, será necessário contar com o apoio de todos os funcionários que integram cada uma das unidades acadêmicas.

O diretor do CCE, Antônio Tibiriçá, agradeceu a todos os chefes, que já contribuíram com o Centro de Ciências em sua gestão, e aos que se dispuseram a assumir a chefia e a colaborar para o desenvolvimento da UFV. Ele ressaltou que o CCE tem 280 professores e oferece 729 disciplinas de graduação para 4.700 estudantes, e que é preciso observar a dimensão desses números para não se perder de vista o investimento em qualidade e na atualização do ensino diante da modernização.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares parabenizou os chefes e desejou que eles obtenham sucesso em suas unidades acadêmicas e consigam administrá-las de forma harmônica. Ela também lembrou que o CCE é o Centro de Ciências que oferece o maior número de disciplinas para estudantes que ingressam na UFV e, por isso, contará com o apoio dos seus professores no levantamento do perfil dos estudantes que são reprovados, como parte das estratégias do Programa Primeiro Ano.

Abaixo, fotografias da cerimônia. Para melhor visualização, clique no centro das imagens.

(Sabrina Areias)