Editora UFV realiza lançamento de livros

29/06/2015

Na última sexta-feira (26), a Editora UFV (EDT) realizou seu segundo lançamento de livros de 2015, com dez novas obras, que abrangem diferentes áreas do conhecimento. O evento aconteceu em sua sede, no campus Viçosa da UFV, e reuniu a comunidade universitária, além de familiares e amigos dos autores.

Entre os lançamentos estava o Manual do Manejo Florestal Sustentável, traduzido por Áurea Maria Brandi Nardelli com a finalidade de disponibilizar para estudantes, pesquisadores e profissionais informações em português sobre o assunto, como ela contou. Já um dos autores de Cultivo da Bananeira - Série Didática, o professor do Departamento de Fitotecnia Luiz Carlos Chamhum Salomão, explicou que a obra é resultado de materiais que ele utilizava em algumas de suas aulas.

A importância da cerimônia foi destacada pela diretora da EDT, Daniela Alves de Alves, como momentos de coroação de iniciativas de vários profissionais: “é o ápice do trabalho, que começa quando o livro é aceito pelo conselho editorial, até o momento do seu lançamento”. A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares ressaltou que lançamentos como esse “são maneiras que a Universidade encontra para transferir seu conhecimento, fazer com que tudo o que é gerado aqui seja colocado à disposição da sociedade”.

Os livros lançados na tarde de sexta-feira (26) foram:

Branqueamento de Polpa Celulósica: Da produção da polpa marrom ao produto acabado
Editores: Jorge Luiz Colodette e Fernando José Borges Gomes

Café Arábica: do plantio à colheita
Editores: Ney Sakiyama, Hermínia Martinez, Marcelo Tomaz e Aluízio Borém

Café Conilon: do plantio à colheita
Editores: Aymbiré Fonseca, Ney Sakiyama e Aluízio Borém

Cultivo da Bananeira - Série Didática
Autor: Luiz Carlos Chamhum Salomão e Dalmo Lopes de Siqueira

Fisiologia da Produção
Autores: Nei Fernandes Lopes e Maria da Graça de Souza Lima

Manual de Análise de Resíduos Sólidos e Águas Residuárias