Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa registra inflação em maio

18/06/2015

O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC Viçosa), calculado pelo Departamento de Economia da UFV, registrou inflação de 1,01% em maio. Dos sete grupos que compõem o IPC Viçosa, cinco tiveram aumento de preços: Habitação, Artigos de Residência, Alimentação, Vestuário e Educação e Despesas Pessoais. O custo da cesta básica na cidade subiu 1,98%.

No grupo Habitação (3,05%), as elevações aconteceram no item Despesas de Manutenção da Casa (6,80%), com destaque para a Energia Elétrica (17,36%). Já no grupo Artigos de Residência (1,15%), a alta foi resultado das variações dos preços dos Eletrônicos (6,97%) e Eletrodomésticos (2,14%). Em Alimentação (1,04%), as elevações aconteceram nos itens Tubérculos, Raízes e Legumes (12,67%), Carnes de Aves e Ovos (4,00%) e Bebidas Alcoólicas (3,98%), com destaque para a Cebola (63,45%), Quiabo (38,50%), Peito de Frango (9,87%), Asa de Frango (7,30%), e Cerveja (5,37%).

A alta no grupo Vestuário (1,01%) foi resultado dos subgrupos Roupas (4,78%) e Artigos de Cama, Mesa e Banho (3,80%). E, por fim, o grupo Educação e Despesas Pessoais (0,54%) apresentou elevações de preços no subgrupo Despesas Pessoais (2,31%), principalmente em Serviços Pessoais (3,58%) e Jogos e Apostas (28,06%).

Os produtos que mais contribuíram para a alta do preço da cesta básica de alimentação foram Tomate (14,07%), Batata (13,91%), Arroz (7,77%) e Pão Francês (4,47%). Em maio, o trabalhador viçosense gastou 38,10% do seu salário mínimo de R$788,00 para adquirir os produtos da cesta. Em horas trabalhadas, foram necessárias 83,82 horas para adquirir esses produtos.

Todos os dados do Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa podem ser conferidos no arquivo anexado ou no site do Departamento de Economia.

O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa
O Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa acompanha, desde 1985, a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre 1 e 6 salários mínimos.

Além do levantamento da inflação, mensalmente, é calculado o custo da cesta básica de alimentação para um trabalhador adulto, definida pelo Decreto-lei número 399 de 30 de abril de 1938. Os objetivos são avaliar o poder de compra do salário mínimo e identificar o número de horas de trabalho necessárias para a aquisição desta cesta.

Atualmente, a pesquisa conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

(Fonte: Departamento de Economia)