Campus Viçosa

Escritores selecionados nos concursos da Editora UFV são premiados

16/06/2015

.

Escritores da UFV, de Viçosa e região tiveram seus textos literários reconhecidos na premiação do 5º Concurso Viçosense de Literatura - Contos e Poemas e do 4º Concurso Viçosense de Literatura Infantil. A cerimônia, promovida pela Editora UFV (EDT), aconteceu no auditório do Departamento de Engenharia Florestal e teve a participação do Coral Nossa Voz. Dos 258 trabalhos inscritos nos concursos, foram premiados os autores dos 24 contos, 38 poemas e 17 livros infantis selecionados.

O destaque da noite foi a escritora Jacqueline Lopes Salgado Soares, que já é veterana nos concursos da Editora UFV, com quatro poemas, cinco contos e um livro infantil publicados. Desta vez, ela conquistou os 1º e 2º lugares da literatura infantil com as obras O Quadrado que queria ser Círculo e A Casa dos Livros, respectivamente; foi premiada em 3º lugar com o conto Nó de Forca; ficou em 1º lugar com o poema Ménage à Trois e ainda foi classificada com o poema Pungências.

Diante de tantos prêmios, a escritora afirmou que se sente lisonjeada por ter seu trabalho reconhecido entre tantos outros de qualidade. A viçosense, que recentemente conquistou o 1º prêmio Saraiva, disse que nenhuma premiação nacional é tão significativa para ela quanto esta da Editora UFV, que acontece “em sua própria terra”, com a presença de seus familiares. Jacqueline, que atualmente mora em Bauru (SP), contou que, quando estudava no Coluni, passava pela imprensa da Universidade e sonhava em publicar um livro. Ela afirmou ainda que se tornou escritora a partir do prêmio que ganhou em 1999, no concurso de contos promovido pela Editora UFV e, desde então, não parou de escrever mais.

A noite também revelou novos talentos, como o professor do Departamento de Tecnologia Eduardo Basílio de Oliveira. Premiado em 1º lugar com o conto Um dia qualquer (ou relato selvagem #7), ele disse que ficou muito surpreso e feliz quando viu o resultado do concurso. O professor parabenizou a Editora UFV pela iniciativa de estimular a literatura em Viçosa e de revelar escritores. A lista com os nomes de todos os premiados e classificados pode ser conferida aqui.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares participou da cerimônia e destacou a importância do concurso para a aproximação entre a UFV e as comunidades viçosense e da região. Fato que também foi mencionado pela diretora da Editora UFV, Daniela Alves de Alves, para quem a realização dos concursos permite reforçar a literatura e ampliar não só o número de escritores como também de leitores. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves, parabenizou todos os selecionados “por terem a coragem de publicar os sentimentos colocados no papel”. 

 

(Sabrina Areias - Foto: Quirino Jung/Descubra-me)