UFV repudia atitudes homofóbicas

27/05/2015

O Conselho Universitário (Consu) aprovou, por unanimidade, na reunião do dia 8, apoio à moção de repúdio contra a homofobia na UFV. A moção foi encaminhada ao Consu por movimentos sociais organizados de estudantes em reação às pichações homofóbicas que estão aparecendo nos banheiros do Centro de Vivência da UFV.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Comunitários (PCD), Sylvia Franceschini, a UFV não vai tolerar nenhum caso de preconceito dentro do campus. “Nós não podemos minimizar atitudes que envolvam violência e desrespeito aos direitos humanos de qualquer natureza. Vamos tratar esse e qualquer outro acontecimento, que envolvam tais práticas, de forma exemplar, buscando a expulsão dos responsáveis do meio acadêmico". A pró-reitoria já está investigando os possíveis autores e deverá basear suas ações na Lei dos Direitos Humanos, na Constituição Federal e no Regimento Geral da UFV, que permite a expulsão de estudantes que infrinjam direitos humanos.

De acordo com Caroline Moura, representante do movimento Primavera nos Dentes, que reúne a comunidade de alunos homossexuais na UFV, as redes sociais de estudantes e outros grupos organizados estão solidárias à causa e devem ajudar na investigação dos autores das frases homofóbicas.

As pichações começaram há cerca de um mês e quase todas têm um cunho religioso. São frases que prometem as bênçãos divinas para assassinos de homossexuais. Algumas têm a assinatura do Movimento Contra os Homossexuais (MCH), a mesma sigla que aparece em pichações em muros e banheiros públicos da cidade. “Não acredito que o movimento seja grande, organizado ou ligado a alguma denominação religiosa em particular. Devem ser pessoas que catalisam sentimentos e ações homofóbicas que estão velados na universidade. Lamentamos que sejam indivíduos perversos e incapazes de exporem publicamente suas ideias”, disse a assessora especial da PCD, Viviani Lírio.

A homofobia na UFV foi tema do Programa Sala Especial da TV Viçosa que vai ao ar nesta quarta-feira (27), às 19h30, no canal 3 da TV a Cabo ou canal 13 da TV aberta. O programa também pode ser acompanhado pelo site www.rtv.ufv.br ou baixado pelos links https://youtu.be/aFvO2vxy2-Y e  https://youtu.be/HLc5Fs9_Jc0.

(Léa Medeiros)