Inscrições para Enem começam nesta segunda-feira

18/05/2015

Terão início, às 10h, desta segunda-feira (25), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições terminarão às 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 5 de junho e deverão ser realizadas pela internet. As informações estão no edital (anexado), publicado, pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União de 18 de maio.

Os interessados em estudar na UFV devem garantir a sua inscrição, já que a Universidade adota as notas do Exame como critério para preenchimento das vagas oferecidas em seus 68 cursos de graduação nos três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Vale lembrar que o aproveitamento da nota do Enem pela UFV se dá com a entrada do candidato no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Depois de conhecer a sua pontuação no Exame, o candidato acessa o Sistema e escolhe, com base em sua nota, a instituição e o curso pretendidos. O sistema fica aberto durante um período determinado pelo MEC. Em 2015, 100% das vagas da UFV serão preenchidas por candidatos aprovados no Enem que participarem do  Sisu.

Inscrição
Além das pessoas que se declararem carentes, estarão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública. Para os demais, o valor é de R$63,00. O pagamento poderá ser efetuado até as 21h59 (horário oficial de Brasília) de 10 de junho. A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do Enem na internet.

No momento da inscrição, os candidatos precisarão informar um número de telefone (celular ou fixo) válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), que não poderá ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.

Novidades

Uma das principais novidades do Enem 2015 é a perda do benefício de isenção da taxa de inscrição pelos candidatos que deixarem de comparecer nos dois dias de provas. Eles ficam impedidos de pedir a isenção na edição seguinte do exame. O objetivo é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público.

Outra novidade é a aplicação do Exame, que terá início às 13h30. Os portões nos locais de provas continuarão sendo abertos às 12h e fechados às 13h (de Brasília). Porém, esse tempo extra de meia hora será utilizado com procedimentos de segurança, para que todos entrem em sala e guardem seus pertences com tranquilidade. O período total de duração das provas continuará sendo de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

Para aperfeiçoar o atendimento e evitar fraudes, a inscrição de travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também terá alterações. Esses candidatos deverão fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Posteriormente, entre os dias 15 e 26 de junho, deverão encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.

Além disso, haverá melhorias no atendimento a pessoas com visão monocular (que enxergam com apenas um dos olhos) ou com discalculia (dificuldade ou desabilidade para fazer cálculos matemáticos). Quem tem visão monocular poderá pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor. Candidatos com discalculia poderão solicitar auxílio de ledor e de transcritor.

Oportunidades

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sisu, que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Mais informações sobre o Exame de 2015 estão na página do Enem ou podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

(Fonte: MEC)