Campus Florestal

IV Secom é encerrada com maratona de programação e palestras

18/05/2015

Foi encerrada, nesta sexta-feira (15), a IV Semana Computação (Secom) com a maratona de programação no Laboratório de Informática II e duas palestras no Salão Nobre. O evento teve início na quarta-feira (13) e contou com a participação de 88 alunos.

A maratona de programação foi coordenada pelo estudante do 7º período de Ciência da Computação,  vencedor do desafio de desenvolver um aplicativo Android na competição da Oitava Campus Party, Paulo Mota. Segundo o estudante, a proposta era resolver problemas lógicos que não podem ser resolvidos pelo computador em tempo hábil, a menos que seja alterada a complexidade do algoritmo. Ou seja, o desafio foi otimizar os dados, diminuindo-os. Por isso, explicou Paulo, “grandes empresas vem patrocinando maratonas para forçar os programadores a elaborarem programas mais eficientes para as empresas, conforme foi dito nas palestras que tivemos sobre o tipo de qualificação profissional procurada”.

Quanto ao desafio da maratona, cuja inspiração veio da competição mineira, o tempo para resolução dos problemas foi de quatro horas, sendo que, nos últimos minutos, as nove equipes – com três integrantes cada – não tinham acesso ao placar da competição para gerar “um suspense”. Ao final, os vencedores foram premiados com power banks (baterias portáteis para carregar dispositivos móveis), os segundos colocados ganharam mouses sem fio e, os terceiros, pen drives. Além disso, foram sorteados alguns prêmios e todos os integrantes receberam certificados.

A IV Secom promoveu, além da maratona de programação, uma mesa redonda, três minicursos e três palestras.

Por ACS UFV-Florestal (Fontes: profa. Thaís Braga e Paulo Mota)