Ex-estudante da UFV lança livro com memórias de brasileiros sobre Segunda Guerra Mundial

15/05/2015

Neste sábado (16), o ex-estudante de Jornalismo da UFV Pedro Vital lançará, em São Paulo, o livro-reportagem Liberatori: histórias de heróis esquecidos da Força Expedicionária Brasileira. A obra narra a experiência de cinco brasileiros na Segunda Guerra Mundial: Cleir, Lacerda, Lascaleia, Marson e Saraiva. Eles integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e enfrentaram, além do exército alemão, a neve, as montanhas e o medo.

O livro, que tem ação, drama e forte valor histórico, segundo o autor, foi elaborado como trabalho de conclusão de curso, orientado pelo professor do Departamento de Comunicação Social Ricardo Duarte Gomes da Silva, em 2014. Pedro conta que o projeto de pesquisa, apuração e redação levou mais de um ano e que a escolha pelo tema deve-se ao fato de que as ações da FEB nunca foram corretamente valorizadas. “Redigi o livro porque me intrigava essa parte da nossa história. Na escola, nunca me contaram direito sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial e, quando contavam, era ridicularizando e menosprezando. Fui a fundo para esclarecer melhor para mim e para essa geração que cresceu em um Brasil sem guerra os horrores que esses homens enfrentaram”.

Publicado pela editora Multifoco, o livro será lançado, às 16h, na sede da Associação dos Ex-combatentes do Brasil. Os interessados em adquiri-lo devem clicar aqui.

(Coordenadoria de Comunicação Social)