Campus Florestal

Iniciada a IV Semana da Computação da UFV-Florestal

14/05/2015

Foi oficialmente aberta, na tarde desta quarta-feira (13), no Salão Nobre, a IV Semana da Computação (Secom) da UFV-Florestal. A solenidade contou com a participação do diretor de Ensino, professor Diego Antônio França de Freitas, do chefe do Instituto de Ciências Extatas (IEF), professor Wanderson Ferreira de Souza, do coordenador dos cursos de Ciência da Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor José Augusto Miranda Nacif e da representante da comissão coordenadora do evento, professora Gláucia Braga e Silva.

A IV Secom, que vai de quarta-feira (13) até esta sexta-feira (15), tem por objetivo promover o contato dos estudantes com a atualidade do mercado de trabalho na área de Computação, bem como apresentar-lhes inovações tecnológicas, tendências e perspectivas. Para tanto, o evento contará com três minicursos, três palestras e uma mesa redonda, além da maratona de programação, que consiste na formação de 12 equipes com 3 alunos para resolver problemas em um tempo determinado.

Na cerimônia de abertura, além de dar as boas-vindas e agradecer ao primeiro palestrante evento, professor Roberto Bigonha, a professora Gláucia falou sobre a programação da IV Semana da Computação e aconselhou os participantes a aproveitar bastante, pois “o evento está incrível e foi planejado com muito carinho”, disse ela. Já o professor Nacif ressaltou a importância da Secom para os estudantes por se tratar de uma oportunidade para complementar a formação. Por fim, ele agradeceu a todos que colaboraram na organização da Semana.

O professor Wanderson destacou o quanto o evento tem evoluído a cada edição e a importância das atividades programadas na aproximação do aluno do mercado de trabalho. Diretor de Ensino, o professor Diego confessou sua satisfação em ver, mais uma vez, o Salão Nobre cheio de estudantes para privilegiar um evento educacional. Ele ressaltou as oportunidades que o evento proporciona ao promover o contato com outras pessoas e, inclusive, empresas.

O diretor lembrou, ainda, da importância das Ciências da Computação para as demais áreas de conhecimento. E, além disso, reafirmou o constante trabalho da administração do campus para viabilizar eventos que possibilitem ampliação do conhecimento e contato com a prática.

Logo após a abertura oficial, teve início a palestra “A profissão de informática”, com o professor Roberto Bigonha, da Universidade Federal de Minas Gerais. O palestrante fez questão de iniciar sua fala relatando a satisfação que estava sentindo por ter ex-alunos atuando como docentes na UFV-Florestal.

Por ACS UFV-Florestal