Falecimento

José Mário Braga (1928 - 2015)

11/05/2015

A Universidade recebeu com tristeza a notícia de falecimento, nesse domingo (10), do ex-professor do Departamento de Solos (DPS) José Mário Braga. Ele foi um dos precursores da ciência do solo na UFV, um dos criadores do Departamento e orientador da maioria de seus professores.

José Mário Braga era formado em Agronomia pela UFV (1949), onde também fez mestrado, e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), de Piracicaba. Professor da área de Fertilidade dos Solos entre 1963 e 1995 (anos de ingresso na UFV e de aposentadoria) e chefe do Departamento entre 1984 e 1989, era conhecido e admirado pelo seu caráter e dignidade e pelo rigor e extrema dedicação aos estudos, aos alunos, à UFV e à ciência do solo.

José Mário Braga faleceu aos 87 anos. Ele era casado com Ana Maria Almeida Braga e tinha seis filhos, 12 netos e cinco bisnetos. O sepultamento foi realizado, nesse domingo, em Visconde do Rio Branco, sua cidade natal.

(Léa Medeiros)