Programa com sons hispano-americanos é a nova atração da Rádio Universitária

06/05/2015

O programa será apresentado por Priscila Dorella e Guillermo Vega

As noites das sextas-feiras ganharão novos ritmos na Rádio Universitária FM 100,7, a partir de 8 de maio, com a estreia de !Viva la música! O programa, que será veiculado das 20h às 21h, terá no repertório gêneros musicais como salsa, bolero, son, guaguancó, música andina, tango, flamenco e outros sons hispano-americanos, na interpretação de orquestras, grupos e cantores clássicos e contemporâneos. Ele também poderá ser acompanhado pelo site www.rtv.ufv.br

!Viva la música! será apresentado pelos professores Guillermo Vega Sanabria (Departamento de Ciências Sociais) e Priscila Dorella (Departamento de História). A ideia surgiu de um diálogo acadêmico para promover experiências de ensino e aprendizagem que ultrapassem a sala de aula e possam reforçar o trabalho em equipes interdisciplinares, propiciar formas de extensão universitária que atenda à diversidade sociocultural e propor novos elementos dentro da política de internacionalização da UFV.

Para Guillermo, o !Viva la música! será uma forma de fortalecer os laços da comunidade hispano-americana presente em Viçosa e região e contribuir para a formação musical dos ouvintes da Universitária FM 100, 7. “Muito além da simples veiculação de canções, entendemos o programa como um diálogo ameno, uma janela aberta e uma incursão na paisagem musical hispano-americana, com especial destaque para informações relevantes sobre os compositores, intérpretes, instrumentos, letras e, em geral, a história e o lugar do patrimônio musical na cultura hispano-americana”, explica Priscila Dorella.

Além dos dois apresentadores, o programa buscará envolver alunos de graduação e pós-graduação da UFV, assim como outros professores e eventuais convidados. O !Viva la música! é apoiado pela Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi) e tem como base o trabalho desenvolvido, atualmente, pela professora Dorella sobre a trajetória dos estudantes hispano-americanos na Universidade, com o auxílio do Programa Funarbe de Apoio à Pesquisa para Jovens Docentes Pesquisadores (Funarpeq).

Confira a matéria sobre a estreia do !Viva la música! veiculada no programa Estúdio Acústico da TV Viçosa https://youtu.be/_Hh5GhU6cKU.

(Sabrina Areias - Foto: Fabio Durso)