Estudante da UFV é selecionado para participar do Youth Ag-Summit 2015

30/04/2015

O estudante do curso de Agronomia da UFV Otávio Emerick da Silva foi um dos 100 jovens do mundo selecionados para participar do Youth Ag-Summit 2015, um evento internacional que discute a tarefa de alimentar a população mundial, estimada em mais de nove bilhões até 2050. A seleção para o Youth Ag-Summit 2015 – que será realizado em agosto, na Austrália – aconteceu entre jovens de 18 a 25 anos de idade por meio de textos sobre segurança alimentar global que mostrassem experiências ou propostas em níveis locais, regionais ou nacionais em até 1.500 palavras.

A iniciativa de participar do evento foi do próprio Otávio, que falou sobre a crise hídrica enfrentada pelo Brasil nos últimos anos e propôs projetos sobre microbacias com produtores rurais e de aproveitamento de lixo orgânico doméstico para a criação de uma agricultura urbana. Na primeira ideia, o governo municipal implantaria mecanismos nas fozes dos riachos para quantificar suas contribuições para o fornecimento de água na cidade. Os produtores rurais seriam remunerados por essa água, o que serviria de incentivo para o uso de técnicas conservacionistas e garantiria o abastecimento dos lençóis freáticos e do município.

Na segunda proposta, o lixo orgânico doméstico da cidade passaria pelo processo de compostagem e o material resultante seria utilizado na produção de hortaliças e frutíferas em áreas urbanas subutilizadas. Além de aumentar a vida útil dos lixões, que deixariam de receber todo o material orgânico, a proposta geraria empregos e produziria alimentos a baixos custos.

Durante o evento, Otávio espera conhecer o que os jovens dos outros países pensam sobre a produção alimentícia global e suas expectativas sobre o Brasil, “uma vez que somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo e um dos únicos com capacidade de aumentar a participação nas próximas décadas”. Ele contou que as melhores propostas serão apoiadas para serem colocadas em prática.

A iniciativa é da empresa Bayer CropScience.

(Fonte: Otávio Emerick da Silva)