Professor da UFV recebe Prêmio Bom Exemplo em Inovação

22/04/2015

O professor Rubens Alves de Oliveira, diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFV, foi o vencedor da categoria Inovação do Prêmio Bom Exemplo 2015, uma iniciativa da TV Globo Minas e da Fundação Dom Cabral, em parceria com o Jornal O Tempo e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O objetivo do prêmio, que contempla nove categorias (Cidadania, Ciência, Cultura, Educação, Economia e Desenvolvimento de Minas, Esporte, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano) é reconhecer ações de cidadania e desenvolvimento social que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Exceto a categoria Cidadania, que recebe indicação e voto popular, as demais são indicadas por instituições representativas da sociedade e seus finalistas escolhidos por uma banca de jurados.

A participação do professor – que representou a UFV, a convite da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) - se deu com o irrigâmetro, um equipamento de irrigação que ele idealizou e que foi desenvolvido com uma equipe de pesquisadores da Universidade. Resultado de uma pesquisa de mais de cinco anos, o equipamento tem melhorado lavouras em todo o país e ajudado na economia de água.

A premiação motivou uma reportagem na Globo Minas, que traz uma entrevista com o professor Rubens e mais detalhes sobre o irrigâmetro. A reportagem pode ser conferida aqui. A entrega do prêmio será no dia 12 de maio, em Belo Horizonte.

(Coordenadoria de Comunicação Social)