Realizada posse do chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica

16/04/2015

O novo chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), Álvaro Messias Bigonha Tibiriçá, tomou posse na quarta-feira (15). A cerimônia aconteceu na diretoria do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e reuniu familiares do novo chefe, professores do Departamento e membros da administração superior.

O professor Álvaro Tibiriçá lembrou a história da UFV em seu discurso e o espírito esaviano da Universidade, durante as atividades da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), "com um ensino centrado no aprender fazendo em contraponto ao aprendizado tradicional e livresco". O chefe do Departamento afirmou que é preciso priorizar esse tipo de ensino nos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica, “e trazer para a sala de aula situações que os engenheiros enfrentam no seu dia a dia”. Dentre as metas na chefia do DEP, ele destacou a busca pela criação de um programa de pesquisa e de um programa de ensino comunitário, além de maior integração entre os projetos de pesquisa, ensino e extensão.

O professor também agradeceu aos chefes anteriores do Departamento, que foi fundado em 2008. Seu agradecimento especial foi para o último chefe, professor Nédson Antônio Campos, que, por sua vez, declarou estar satisfeito de ter exercido “uma função gratificante e contribuído para o DEP”.

O diretor do CCE, Antônio Cléber Gonçalves Tibiriçá, falou sobre a alegria em presenciar a posse de seu filho e perceber que os valores repassados como pai estiveram no discurso de Álvaro Tibiriçá. O diretor do CCE também frisou que, apesar de ser pai do novo chefe do DEP, as relações dentro da UFV serão estritamente profissionais. “Vamos conviver como gestores e irei fazer as cobranças necessárias”, afirmou.

Para a reitora da UFV, Nilda Soares, a posse de Álvaro Tibiriçá foi um dos momentos ímpares que a Universidade proporciona, ao reunir pai e filho em uma cerimônia. Ela apontou a importância do novo chefe ter se lembrado da história da UFV e o espírito esaviano em seu discurso, e disse para os jovens professores do DEP não deixarem de lado as quatro palavras bases da fundação da Universidade - estudar, saber, agir e vencer - e o amor pela instituição.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto-Maior)