CenTev comemora aniversário de quatro anos do Parque Tecnológico de Viçosa

15/04/2015

O Centro Tecnológico do Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) comemorou o aniversário de quatro anos do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) – dia 11 de abril – com mais uma edição do evento Café Empresarial, realizada na última sexta-feira (10).

Apesar de ser um empreendimento novo, o tecnoPARQ já possui muitas conquistas. Em 2014, ele foi um dos três finalistas na categoria Melhor Parque Tecnológico da premiação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o único das Américas a ser premiado na Conferencia Internacional da International Association of Science Parks and Areas Innovation (Iasp).

De acordo com o diretor executivo do CenTev, Sérgio Oliveira de Paula, o desenvolvimento do tecnoPARQ, principalmente em relação à infraestrutura, tem atraído novas empresas e contribuído para que Viçosa se torne um polo tecnológico.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que acompanhou o evento, a UFV é uma instituição muito produtiva nas áreas de pesquisa, inovação e tecnologia e o tecnoPARQ é uma ferramenta eficaz na disponibilização de conteúdos científicos e tecnológicos produzidos pela academia.

O vice-reitor da UFV e presidente do Conselho de Administração do CenTev, Demetrius David da Silva, considera o Parque Tecnológico como um diferencial entre Viçosa e a região, já que contribui para a implantação de empresas de base tecnológica e, consequentemente, para o surgimento de novos e diversificados postos de trabalho e para a distribuição de renda na cidade.

Também participaram do Café Empresarial o coordenador do tecnoPARQ, Rodrigo Garcia Vilela; a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev, Natália Ferreira; o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional, Frederico Bittencourt; o coordenador da Central de Empresas Juniores, Alair Ferreira de Freitas, e empresários vinculados ao CenTev.

Sobre o tecnoPARQ
O Parque Tecnológico de Viçosa é uma das unidades do CenTev e foi inaugurado no dia 11 de abril 2011, com o objetivo de promover a interação entre a Universidade e o setor produtivo, possibilitando que o empreendedorismo de base tecnológica pudesse ser transformado em riquezas e benefícios para a sociedade.

Atualmente, o tecnoPARQ conta com nove empresas residentes – Azevedo Oportunity, Dinni, EcoSoluções, Energética, Instituto Selo Casa Saudável, Jungle, Labor Rural, MAP 2 e Patsos – e com as parcerias e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), da Prefeitura Municipal e da Câmara Legislativa de Viçosa, entre outros.

(Fonte: CenTev)