Rádio Universitária FM estreia programa com músicas dos quatro cantos do mundo

10/04/2015

A programação musical da Rádio Universitária 100,7 FM ganhará mais um reforço na segunda-feira (13), com a estreia do Esquisito Rádio Clube. O programa musical vai ao ar, ao vivo, toda segunda, das 20h às 22h. Com apresentação de Breno Longhi, ele levará ao público de Viçosa e região artistas e bandas dos quatro cantos do planeta e de diferentes épocas, criando uma salada musical colorida, que mistura, por exemplo, jazz etíope, música pop do Camboja, funk soviético e outros sons surpreendentes.

O idealizador e apresentador do programa, Breno Longhi, é colecionador de música e um dos criadores do blog CHiC Pop, Coletivo Historiográfico da Cultura Popular. A ideia do Esquisito Rádio Clube, segundo ele, é reunir as coletâneas e mixtapes de músicas mundiais divulgadas no coletivo e “chacoalhar quadris e preconceitos”.

Para o processo de produção, Breno participou de oficinas oferecidas pela equipe de jornalismo e técnica da Rádio Universitária, “uma experiência muito enriquecedora”, segundo ele. Isso porque possibilitou que aprendesse “a melhor maneira de escrever um roteiro e como falar de forma clara para que todos os ouvintes compreendam e acompanhem as informações, sem perder nada, nem ficar entediado”.

O programa de estreia, intitulado Volta ao Mundo em 23 Grooves, terá música dançante de 23 países organizados em ordem alfabética: Alemanha, Brasil, Cuba, Dinamarca, Etiópia, Finlândia, Gana, dentre outros. Para Breno, a expectativa com a estreia é surpreender positivamente o público e mostrar o leque de sons que serão apresentados aos ouvintes nas próximas edições do Esquisito Rádio Clube. “Eu fiquei muito empolgado com o desafio e o espaço que a Rádio Universitária abriu para essas maravilhosas esquisitices e espero divertir o público e agitar um pouco mais as noites de segunda-feira”, afirma Breno.

O Esquisito Rádio Clube pode ser acompanhado pela frequência 100,7 FM, da Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi), e também pelo site www.rtv.ufv.br

(Sabrina Areias)