Equipe da UFV participa de missão na Universidade de Évora

08/04/2015

Uma equipe do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) da UFV esteve na Universidade de Évora (UÉ), em Portugal, entre os meses de fevereiro e março. A visita fez parte das atividades previstas no cronograma do projeto Efeito de diferentes níveis de estresse térmico no desempenho, no padrão comportamental, nas características da cama e na incidência de lesões do coxim plantar em frangos de corte.

Aprovado pela Capes, em 2014, no Programa Pesquisador Visitante do Especial (PVE), do Ciência sem Fronteiras, o projeto foi submetido pelo Núcleo de Pesquisa em Ambiência e Engenharia de Sistemas Agroindustriais (Ambiagro), vinculado ao DEA, juntamente com a coordenação de pós-graduação do Departamento. A professora Fátima de Jesus Folgôa Baptista, da Universidade de Évora, foi a contemplada no programa da Capes, e esteve na UFV, no final do ano passado, cumprindo as atividades iniciais propostas no projeto.

A comitiva - composta pelas professoras Ilda de Fátima Ferreira Tinôco, que está em pós-doutoramento na Itália, e Cecília Souza Ferreira e seis estudantes de pós-graduação - participou de uma missão que incluiu diversas atividades, dentre elas reuniões com a administração daquela instituição portuguesa. Na pauta dos encontros estiveram discussões, avaliações, novas proposições e avanços relativos ao “Convênio Guarda-Chuva” mantido entre a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade de Évora, com coordenação das professoras Fátima de Jesus Folgôa Baptista (UÉ) e Ilda Tinôco (UFV). Outro tema abordado, segundo a professora Cecília Souza Ferreira, foi a possível implementação de pós-graduação em cotutela entre as duas instituições.

A equipe participou ainda, com palestras e pôsteres, do workshop internacional Constrains and Solutions for Animal Housing in Warm Conditions, que contou com pesquisadores de instituições europeias e representantes de empresas do ramo da produção animal. Além disso, visitaram unidades de produção de bovinocultura de leite e de corte, suinocultura, frangos de corte e galinhas poedeiras. O objetivo foi conhecer os sistemas de produção animal visando ao planejamento de futuros experimentos que venham a atender aos doutorados sanduíche e pós-doutorados previstos no projeto.

Nas fotos, alguns registros da viagem a Portugal. Na imagem de cima, da esq. para a dir., as professoras Fátima de Jesus Folgôa Baptista e Ilda Tinôco, o vice-reitor da Universidade de Évora, professor Paulo Quaresma, a professora Cecília de Souza Ferreira e o professor Vasco Fitas da Cruz (UÉ). Na foto abaixo, a equipe da UFV com pesquisadores europeus participantes do workshop.

(Fonte: Cecília Souza Ferreira)