Esporte, cultura e lazer movimentam domingo no campus Viçosa

30/03/2015

A 2ª edição da Corrida Rústica Luve/Março de boa deu a largada para as atividades esportivas e de lazer que aconteceram na manhã desse domingo (29) na UFV. As comunidades acadêmica e viçosense se reuniram no campus Viçosa, onde também puderam participar da Manhã de Lazer, no Espaço de Convivência, e da inauguração do campo de futebol society, localizado entre os alojamentos Pós e Posinho.

Ao todo, 230 pessoas participaram das corridas de quatro e oito quilômetros em duas modalidades: individual e em equipe. O percurso foi do espaço Itaú ao Departamento de Medicina, retornando ao local da largada pelo Departamento de Educação Física. Davi da Conceição foi o ganhador na modalidade masculina de quatro quilômetros. Ele celebrou a vitória e parabenizou os organizadores por terem realizado uma competição “muito animada”. A vencedora na modalidade feminina foi Kamila Ferreira e, na corrida de oito quilômetros, os primeiros lugares foram Gilberto Silvestre Lopes e Joelma Santos Silva Barbosa.

O esporte também fez parte da programação da Manhã de Lazer, que contou com a participação dos estudantes de Educação Física, Dança e Educação Infantil e ofereceu à comunidade diversas atividades culturais, além de picolé e pipoca. Ambos os eventos foram organizados pela Divisão de Esporte e Lazer (DLZ), em parceria com a Luve, e marcaram o encerramento da campanha Março de Boa. De acordo com a coordenadora da ação, Carmen Lúcia Gomide, o principal saldo dessa edição foi a interação da comunidade com a campanha.

Outro evento que marcou a manhã de domingo foi a inauguração do campo de futebol society. A obra, resultado de uma demanda da Comissão dos Moradores do Alojamento (CMA), teve o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários, por meio da DLZ, e realização da Pró-reitoria de Administração (PAD). A quadra poderá ser usada por estudantes, técnicos e terceirizados da UFV, mediante marcação de horário na DLZ, mas seguindo a ordem de preferência que é dos moradores dos alojamentos Pós e Posinho.

O chefe da Divisão de Esporte e Lazer, Próspero Brum Paoli, se emocionou ao falar sobre a inauguração e considerou a entrega da quadra como a “realização de um sonho”. Ele contou que, desde o período de graduação, em que foi morador do alojamento, já idealizava algum projeto para aquele espaço. Janailton do Carmo Soares, membro do CMA, também considera a inauguração como a concretização de um sonho dos moradores e destaca a abertura da atual gestão da UFV para assuntos relacionados à assistência estudantil.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares deu o pontapé inicial do primeiro jogo na nova quadra, que reuniu servidores da Universidade. Ela ressaltou a importância da obra para estimular o lazer e a interação de forma saudável e proporcionar momentos de descanso aos estudantes, servidores e terceirizados. A reitora desejou ainda que manhãs de lazer e práticas esportivas sejam frequentes e continuem por todo o ano.

Ainda, na manhã de domingo, aconteceu a entrega das chaves da nova sede das Atléticas Acadêmicas ((Direito, Medicina, Engenharias e Monetárias e Educação Física) e da Capoeira Alternativa. O espaço fica na Casa número 1 da Vila Matoso.

Também participaram da programação de domingo a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli, a assessora especial de Assistência Estudantil e Comunitária, Viviani Silva Lírio, e a assessora especial de Saúde da UFV, Silvia Eloiza Priore.

(Monique Bertto, bolsista - Fotos: Daniel Sotto Maior)