UFV recebe subsecretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e presidente da Fapemig

27/03/2015

Para o secretário (último à esq.), a UFV é uma referência no país

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e ex-reitor da UFV, Evaldo Ferreira Vilela, e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Leonardo Dias de Oliveira, estiveram no campus Viçosa, na última quarta-feira (25).

Eles se reuniram com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, conheceram projetos da área de florestas e visitaram a Funarbe e o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ).

Durante a visita à reitoria, o subsecretário ressaltou a referência da Universidade para o país e se disse bastante impressionado com o tecnoPARQ, o primeiro parque tecnológico de Minas Gerais:  “um modelo a ser replicado em todo o estado”, em sua avaliação. Ele comentou ainda que um de seus objetivos à frente da Secretaria é conhecer, a cada semana, um projeto do estado para, a partir daí, montar uma estratégia de inovação, ciência e tecnologia.

O professor Evaldo Vilela lembrou a importância da triangulação governo, universidade e agências de fomento em um mundo no qual ninguém pode mais trabalhar sozinho. “Não existe uma missão para cada instituição; existe uma missão para o estado de Minas Gerais e uma para o país, que é gerar emprego e renda com base no conhecimento”. E explicou: “a universidade gera o conhecimento e capacita as pessoas, a Fapemig fomenta os projetos e o governo cria as políticas públicas e fomenta a pesquisa e o desenvolvimento, na prática, com as empresas para gerar qualidade de vida para as pessoas.” Em sua opinião, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) tem um papel fundamental para ajudar nessa triangulação: “é ali que vamos materializar a geração de emprego e renda para a região de Viçosa”.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, visitas como essa ajudam a fortalecer a parceria da UFV com a Fapemig e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Sectes) e a divulgar produtos e projetos desenvolvidos na instituição. “Muito do que temos na UFV pode ser aplicado no estado e no país, ajudando no desenvolvimento por meio da inovação”.

Também participaram da reunião na reitoria o diretor-presidente da Funarbe, Luiz Eduardo Dias, os professores do Departamento de Engenharia Florestal Gumercindo Souza Lima e Carlos Cardoso Machado, o gerente executivo do Polo de Excelência Florestal – Sects, Antônio de Pádua Nacif, a assistente do Polo Natália Lima e o coordenador do Polo de Inovação de Diamantina (MG), Luís Eustáquio Lopes Pinheiro.

(Coordenadoria de Comunicação Social)