Campus Florestal

Campus UFV-Florestal recebe calouros dos cursos de graduação

04/03/2015

Os estudantes foram recepcionados pelos diretores e coordenadores de curso

Nesta segunda-feira (2) a UFV-Florestal recebeu os calouros de graduação com informações relevantes para o começo da jornada acadêmica. Com a denominação “abertura oficial dos cursos” diurno (14h) e noturno (19h), os estudantes foram recebidos pelos diretores e representantes estudantis do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Programa de Educação Tutorial (PET-Educação).

Assim, o diretor de Ensino, Diego França explicou o funcionamento da universidade, das diretorias, institutos e coordenações de cursos, as regras e o regime didático, citou as melhorias em infraestrutura pelas quais a universidade vem passando e falou da importância de medidas de segurança na cidade. Além de se colocar à disposição para esclarecer possíveis dúvidas, ele parabenizou os estudantes recém-chegados e falou sobre a proibição do trote.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marco Antônio de Oliveira, falou sobre as oportunidades de Iniciação Científica, das bolsas de pesquisa e da importância desse tipo de participação na futura vida profissional, além da existência de programas de pós-graduação no Campus Florestal. Ele também explicou a localização da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPQ) e colocou-se à disposição para esclarecer dúvidas.

Já Antônio Carlos Fava de Barros, falou da função da Diretoria de Extensão e Cultura (DXT), da qual é responsável e falou dos eventos e projetos desenvolvidos por ela. Dessa forma, ele convidou os alunos a participar dos eventos e submeter projetos.

O diretor de Assistência Comunitária (DAC), Elias Vasconcelos Rezende, parabenizou os estudantes pelo mérito da conquista de uma vaga em uma universidade federal como a UFV e explicou a função de sua diretoria, bem como deu orientações de segurança aos estudantes. Ele informou a localização da DAC e se colocou à disposição para auxiliar os calouros em relação à assistência estudantil e no que for possível.

Além dos diretores, o represente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Alan Custódio, do 5º período de Física, falou sobre a função dessa associação, dos Diretórios Acadêmicos (DAs), dos eventos culturais promovidos e incentivou os estudantes e professores a fazerem cópias nas dependências no diretório do campus, localizado na casa atrás da lagoa principal do campus, próximo à Vigilância. Representando o Programa de Educação Tutorial (PET), uma aluna pertencente ao grupo também falou sobre o programa, os projetos e eventos desenvolvidos no âmbito do PET, convocando todos a participar, inclusive, do processo de seleção que está com inscrições abertas. A sede do PET fica em uma casa amarela próxima à entrada do campus e da Vigilância.

Terminadas as apresentações e orientações iniciais aos graduandos recém-chegados, eles foram direcionados a salas de aula onde foram recepcionados pelos coordenadores dos respectivos cursos ou professores que os representaram para receber informações detalhadas sobre os cursos e o Manual do Estudante de 2015.

As aulas começaram normalmente na terça-feira (3) para os calouros. O final do semestre letivo será finalizado em 4 de julho, conforme calendário escolar disponível na página do Registro Escolar.

Por ACS UFV-Florestal