UFV recebe estudantes do Coluni para início do ano letivo

03/02/2015

Os estudantes foram recebidos no saguão do Coluni

O campus Viçosa ficou mais movimentado nesta terça-feira (3) com a chegada dos 480 estudantes do Colégio de Aplicação – Coluni para o início do ano letivo. Entre eles, 150 acabaram de ingressar no primeiro ano do ensino médio e tiveram as primeiras impressões sobre o espaço, juntamente com seus pais.

Além de professores e técnicos administrativos, os estudantes foram recebidos pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e pelo pró-reitor de Ensino Vicente de Paula Lelis.

Em meio à recepção animada por músicas apresentadas pelos veteranos, o embrião (como são chamados os calouros do Coluni) Thiago Geraldo Cota de Assis já estava certo de que os próximos anos serão especiais e o prepararão para as atividades e sonhos futuros, como cursar uma graduação na UFV. Ele, que tem 15 anos de idade e veio de Alvinópolis (MG), contou que conheceu o Colégio por meio de amigos e foi incentivado a estudar nele pelos pais. “Fiz a prova, mas não esperava ser selecionado, pois eram muitos concorrentes. Quando o resultado saiu, foi só alegria!”. Thiago não conhecia a cidade e a Universidade e afirmou já ter gostado do “clima” daqui.

Observando tudo de perto, a mãe do Tiago, Mônica da Consolação Cota Assis, disse que ficou muito feliz com a conquista do filho. “É muito importante para ele e para a gente”. Apesar da insegurança comum entre os pais, de já ter os filhos tão novos morando fora de casa, ela assegurou que Thiago é responsável e que o Coluni será muito bom para ele, agora e no futuro.

De acordo com a dica da veterana Mila de Lima Braga, do segundo ano, Thiago e todos os novatos devem estudar muito desde o primeiro dia de aula, já que o ritmo do Colégio “é bem puxado. Mas dá pra levar”.

O diretor do Coluni, Edson Luís Nunes, disse que é normal que os novos estudantes passem por um período de adaptação, principalmente em relação ao ensino, o que acontece facilmente com o suporte pedagógico oferecido. Ele também alertou sobre o fato dos novatos passarem a ter mais controle de aspectos da rotina escolar, como o acesso às aulas, e apostou: “vocês estão prontos para assumirem essa responsabilidade”.

O ambiente, segundo o pró-reitor Vicente, também é favorável para a adaptação e o crescimento dos estudantes. O Coluni está inserido dentro do campus universitário, o que permite que eles tenham acesso a diversos setores da instituição, como biblioteca e restaurantes. Também terão contato com vários graduandos das licenciaturas da UFV e essas proximidades, segundo o pró-reitor, são fundamentais para a qualidade do Colégio.

As boas-vindas da reitora vieram junto com a parabenização dos novatos pela aprovação no exame tão concorrido. Ela lembrou que, coincidentemente, a Universidade está realizando a matrículas dos novos graduandos, muitos ex-alunos do Colégio, e destacou: “daqui a alguns anos, vocês estarão lá”.

Após a recepção no Coluni, o diretor Edson convidou os pais para uma reunião no auditório do Departamento de Economia Rural. “Todo ano, a gente faz essa reunião com os pais dos estudantes do primeiro ano para passar as informações que eles precisam, referentes ao dia a dia no Coluni”. Ele também lembrou que o Colégio realizará uma série de atividades de confraternização, como uma gincana, nas próximas três semanas.

(Izabel Morais - Fotos: Daniel Sotto Maior)