CCA e CCE homenageiam estudantes com melhor desempenho acadêmico

30/01/2015

Na manhã desta sexta-feira (29), 18 formandos dos centros de ciências Agrárias (CCA) e de Exatas e Tecnológicas (CCE) foram homenageados pelo bom desempenho durante o período de graduação. Familiares, amigos, professores e funcionários se reuniram no auditório do Departamento de Engenharia Florestal para compartilhar o momento com os estudantes.

Além de serem colegas de turma e dois dos fomandos homenageados pelo curso de Engenharia Civil, Yara Barbosa Franco e Heider de Castro e Andrade compartilham outra história de sucesso. Eles se conheceram dentro da Universidade e namoram há três anos. Para o casal, o sentimento de receberem juntos uma homenagem pelo bom desempenho na graduação é de felicidade e reconhecimento pela jornada que percorreram ao longo dos últimos anos. De acordo com Heider, os dois se ajudaram muito durante o curso, não só com os estudos, mas apoiando e entendendo o outro também: “compartilhávamos as mesmas situações”. Eles continuarão sua trajetória juntos em São Carlos (SP), já que ambos foram aprovados no mestrado na Universidade de São Paulo (USP).

Lucas de Arruda Viana, formando de Engenharia Agrícola e Ambiental, definiu esse reconhecimento como uma “vitória por todos os anos de luta dentro da Universidade”. Ele dedicou a homenagem a seus familiares, amigos e professores sem os quais, considera, nada disso seria possível. Em nome de todos os homenageados, a formanda em Arquitetura e Urbanismo Natália Karnauchovas relembrou alguns momentos desde os primeiros dias na UFV e agradeceu a todos os familiares e professores: “ essa vitória também é de vocês”.

Os diretores do CCA e CCE, Rubens Alves de Oliveira e Antônio Cléber Golçalves Tibiriçá, respectivamente, desejaram aos formandos muito sucesso em suas carreiras profissionais. O professor Antônio Tibiriçá ressaltou que o sucesso é resultado de muito trabalho, por isso encorajou os alunos a se esforçarem muito depois de formados. O professor Rubens Oliveira também destacou como atitudes importantes na vida profissional ter iniciativa pessoal, persistência, comprometimento, além de favorecer o trabalho em equipe e ter um direcionamento espiritual.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, incentivou os alunos a levar o conhecimento aprendido dentro da Universidade para fora das Quatro Pilastras e empregá-lo da melhor maneira possível para o bem da sociedade, pois acredita que “a transformação do Brasil se dará por meio da educação”. Ela também agradeceu aos pais por confiarem a educação profissional de seus filhos à Universidade e pediu aos alunos que, por onde foram, sejam “embaixadores da Universidade Federal de Viçosa”.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor Demetrius David da Silva; o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis; a diretora do CCB, Maria Goreti Almeida de Oliveira, e a diretora do CCH, Maria das Graças Floresta.

Estudantes homenageados:

Marcelo Martins das Chagas

Química
Aline Mendes de Andrade

(Monique Bertto, bolsista – Fotos: Daniel Sotto Maior)