Começam as matrículas dos calouros

30/01/2015

Os três campi da UFV começaram a matricular, nesta sexta-feira (30), os selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os aprovados no Pases III para as vagas da Universidade. Neste primeiro dia, a expectativa é que o campus Viçosa receba, no Pavilhão de Aulas II (PVB), cerca de 400 estudantes para matrículas em 15 cursos. Nos campi de Florestal e Rio Paranaíba as matrículas estão acontecendo no Serviço de Registro Escolar.

De acordo com pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis, neste ano, 54.605 candidatos optaram pela UFV dentro do Sisu. Desse número, 2.600 foram selecionados e a expectativa é que nos três dias de matrícula 1.300 estudantes se matriculem. O pró-reitor destacou ainda os pontos altos de corte na UFV. Dos estudantes convocados, a pontuação máxima foi no curso de Medicina, com 808,50 pontos.

Os selecionados, em uma disputa que chegou a 21 candidatos por vaga para os 67 cursos da Universidade, comemoram a oportunidade de ingressar na UFV. É o caso de Sara Luíza Oliveira, que é de Viçosa, e estudou na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres. Ela disse que estava muito ansiosa e feliz por ter sido classificada já na chamada regular para o curso de Educação Física. Sara veio acompanhada pelos pais Sônia Maria de Oliveira e José Silvino de Oliveira, que têm ainda mais motivos para festejar, já que o outro filho do casal, Alex Junio de Oliveira, irá se graduar, nesta sexta-feira, em Cooperativismo pela UFV. Sônia contou que é uma grande emoção presenciar uma filha matriculando-se na Universidade no mesmo dia da formatura do filho. Sobre o ciclo que se fecha para um e o que se inicia para o outro, uma certeza ela já tem: “sei que na UFV o futuro deles está em boas mãos”.

A tradição da UFV também ajudou na escolha de quem não está perto de Viçosa. Em uma viagem de 11 horas, José Nascimento veio de São Paulo para confirmar a sua matrícula, acompanhado pelos tios de Teixeiras (MG). Ele escolheu Ciência da Computação e disse que optou pela UFV devido ao “nome que a instituição tem e por estar no ranking das melhores universidades do Brasil”.

Para recepcionar os calouros, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) realizou diversas ações, como orientações sobre assistência estudantil, serviços de bolsas oferecidos e vacinação. Também começou a confeccionar as carteirinhas dos estudantes, promoveu o contato com entidades estudantis, com empresas juniores, uma projeção de vídeos sobre a UFV e um tour pelo campus para que os futuros estudantes possam conhecer um pouco mais sobre a sua estrutura.

Segundo a pró-reitora da PCD, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, todas as pró-reitorias estão envolvidas para receber da melhor maneira os estudantes e seus familiares. “Este é um momento de muita alegria na Universidade e buscamos orientar os estudantes sobre os serviços que oferecemos nas áreas de esporte, lazer e assistência estudantil, assim como acolher os pais que chegam emocionados e preocupados”, declarou.

Ainda acontecerão matrículas nos dias 2 e 3 de fevereiro de acordo com os cursos, conforme a lista divulgada aqui. Mais informações sobre matrícula estão no site www.pse.ufv.br ou podem ser obtidas pelos telefones (31) 3899-2800 e (31) 3899-2801.

Vale lembrar que todos os calouros que realizarem a matrícula deverão confirmá-la no dia 1º de março. As aulas terão início no dia 2 de março. Confira o registro fotográfico do primeiro dia de matrícula, abaixo.

(Sabrina Areias – Foto: Daniel Sotto-Maior)