Campus Rio Paranaiba

SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO CRP

29/01/2015

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A Subcomissão Comissão Permanente de Acessibilidade e Incusão da UFV-CRP foi criada em 2014 para organizar as ações institucionais que visam garantir a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica. A subcomissão também tem o intuito de minizar barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação. O orgão é subordinado a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas, que por sua vez é ligada a Pró-Reitoira de Ensino da UFV.

O Atendimento Educacional Especializado objetiva  assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência na instituição, atendendo o estudante  que apresente algum tipo de necessidade, deficiência, transtorno ou doença, que exija  cuidados diferenciados e que sejam comprovadas por laudo médico.

O estudante deverá apresentar as dificuldades enfrentadas a coordenação do curso para que seja estruturado um plano de estudo adequado ao seu perfil e também para que sejam realizadas adaptações metodológicas, que serão acompanhadas ao longo do semestre letivo.

Para formalizar a solicitação, o estudante deverá abrir um processo de Atendimento Educacional Especializado, no setor de Registro Escolar da UFV-CRP. É necessário apresentar o   formulário preenchido e assinado pelo estudante, o histórico escolar simples, o comprovante de matrícula, constando as  disciplinas matrículadas e o nome dos respectivos professores e também um atestado ou laudo médico original e recente.

O processo será analisado pela Subcomissão de Acessibilidade e Inclusão e encaminhadas à Diretoria de Ensino para que sejam tomadas as devidas providências de adaptação dos recursos da Universidade às necessidades do estudante.

Os interessados poderão informar-se com o coordenador do curso, ou com os professores, ou com o Diretor de Ensino, ou com servidores do Registro Escolar,  ou também com os membros da Subcomissão de Acessibilidade e Inclusão.

O prazo para a solicitação de Atendimento Educacional Especializado é até a terceira semana de aula.