Alunos do CCA e do CCE iniciam despedida da UFV com Aulas da Saudade

28/01/2015

As Aulas da Saudade marcaram, na manhã desta quarta-feira (28), o início das festividades da segunda turma de formandos de janeiro de 2015. Os estudantes dos centros de ciências Agrárias (CCA) e de Exatas e Tecnológicas (CCE) começaram a se despedir da UFV nos encontros com os colegas e professores da graduação.

No Departamento de Engenharia Florestal (DEF), os formandos demostraram descontração e bom humor desde o momento em que se encontraram com a professora Angélica de Cássia Oliveira Carneiro e aguardaram a abertura da sala onde realizaram a Aula da Saudade (foto). Os estudantes justificaram a escolha da profissional pelo espírito jovem, por estar sempre aberta a conversas e por manter uma didática inclusiva. A professora se disse lisonjeada pelo reconhecimento e ressaltou o quanto vale a pena realizar com prazer o papel de ensinar.

Na sala da Aula, a professora Angélica ainda lembrou o cotidiano universitário e destacou a união dos vários setores para o bom funcionamento da Universidade e para a realização da formatura. Ela também transformou a Aula em um momento interativo e dinâmico, convidando os estudantes a participarem.

Situação semelhante foi vivenciada pelos estudantes do curso de Engenharia de Alimentos. Eles escolheram a professora Mônica Ribeiro Pirozi para a Aula, que aconteceu na sala de reuniões do Departamento de Tecnologia de Alimentos. Segundo eles, durante o curso, Mônica conseguiu despertar a atenção para o mercado de trabalho. A formanda Talitha Agostini de Matos Pinto contou que a professora sempre se mostrou inovadora e manteve um relacionamento amigável com eles. Essas características puderam ser comprovadas durante a Aula da Saudade, quando Mônica representou, por meio de personagens famosos, a personalidade de cada um dos alunos.

A sensação de deixar a UFV possibilitou que os formandos fizessem um balanço sobre o dia a dia no campus Viçosa. Arthur Araújo, que concluiu os estudos em Engenharia Florestal, lembrou os dias de festas e as amizades e afirmou que “foco” foi o principal valor pessoal adquirido.

(Guilherme Pimenta, bolsista – Fotos: Daniel Sotto Maior)