UFV e prefeitura de Viçosa propõem ações para melhoria no abastecimento de água

23/01/2015

Na reunião foram discutidas ações a curto e a longo prazo

A situação crítica do abastecimento de água em Viçosa devido ao período de estiagem esteve em pauta, nesta quinta-feira (22), em reunião realizada na reitoria da Universidade. No encontro, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, membros da UFV e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), discutiram ações a curto e longo prazos para a segurança do fornecimento na UFV e na cidade.

Dentre as ações que serão implementadas na Universidade, a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli, e o chefe da Divisão de Água e Esgoto (DAG) da UFV, professor Rafael Bastos, destacaram a elevação em 50 centímetros do vertedouro da represa localizada em frente ao Supermercado Escola, o que permitirá o aumento da capacidade de armazenamento de água em 12%. Outra ação é a perfuração de poços artesianos em determinadas áreas do campus “com o objetivo de aliviar a pressão sobre o oferecimento de água no Rio São Bartolomeu”, segundo o professor Rafael.

Os representantes da PAD declararam ainda que o desassoreamento e a recuperação das represas da UFV também estão na pauta de trabalho da Universidade, no entanto, não como medida imediata, já que, de acordo com o chefe da DAG, é “necessário planejamento responsável para que isso ocorra da melhor forma sem comprometer a qualidade da água para consumo”.

A reitora destacou que as reuniões permanentes que têm sido realizadas são “muito importantes por permitirem a discussão de ideias e implementação de ações conjuntas”. Segundo ela, a parceria entre a UFV, a prefeitura e o Saae tem sido muito profícua com perspectivas para o enfrentamento da escassez hídrica que Viçosa e diversas cidades têm vivenciado.

O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, que decretou estado de emergência, nesta terça-feira (20), e a volta do racionamento na cidade, elogiou as ações que a UFV tem buscado implementar e disse que as metas da prefeitura e do Saae para o incremento da capacidade de produção e fornecimento de água na cidade são: aumentar a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, reformar e ampliar a rede de interligação à ETA I, além de reduzir perdas de água na rede.

O diretor-presidente do Saae, Antônio Lima Bandeira, apontou a importância das ações levantadas e sugeriu a longo prazo a construção de várias pequenas barragens ao longo da bacia do São Bartolomeu, em uma parceria com os produtores, onde cada proprietário faria a gestão de sua represa, com estratégias de preservação.

Com o objetivo de acompanhar o andamento das ações discutidas, uma nova reunião foi marcada para o dia 3 de março na reitoria da UFV. Na fotografia, um registro do encontro, que contou também com a presença do diretor-técnico de Água e Esgoto do Saae, Edson Bhering.

(Sabrina Areias – Foto: Daniel Sotto-Maior)