Aulas da Saudade iniciam festividades de formatura

21/01/2015

As tradicionais Aulas da Saudade deram início, nesta quarta-feira (21), às festividades de formatura da turma Formandos de janeiro, o retorno. Em clima de despedida, estudantes dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) lembraram vivências dos anos de graduação em aulas especiais, ministradas por professores escolhidos por eles.

Andréa Pacheco Borges foi a escolhida da turma de Medicina Veterinária pela quinta vez. Professora na UFV há 30 anos, ela considera o momento como um reconhecimento pelo tempo de trabalho. “Há mais de 30 anos eu estava sentada no lugar que eles ocupam agora, assistindo a uma Aula da Saudade. A sensação é muito boa”, afirmou. Durante o encontro, ela relembrou a trajetória de cada aluno, desde o ingresso no curso até o momento da formatura, e os alertou para as oportunidades e desafios do mercado de trabalho.

Para os que estão do outro lado, a Aula da Saudade também representa um momento de reconhecimento pelo esforço empreendido nos anos de graduação. Daniel Átila Baubino (primeira foto à direita), formando em Medicina Veterinária, sempre sonhou em estudar na UFV: “ter a oportunidade de estar recebendo o diploma de uma instituição com um excelente nível de qualidade é um prazer imensurável”. Sua colega de turma, Flávia Vieira, afirmou que sentirá saudade de todos os momentos e pessoas que fizeram parte de sua graduação e levará a humildade como principal ensinamento desse período.

Na turma de Administração, os próprios alunos conduziram a Aula da Saudade. O professor escolhido, Afonso Lima, organizou os formandos em um círculo e pediu que eles compartilhassem entre si as razões pelas quais escolheram estudar na UFV, suas experiências na graduação e os planos para o futuro. Afonso já participou diversas vezes do que ele classifica como “a maior das homenagens”, pelo fato de ser escolhido como o último professor com o qual os alunos terão contato. O professor ainda atentou para o dever dos formandos, de, "além do desenvolvimento na carreira, do sucesso e do dinheiro, retornar todo o conteúdo aprendido para a sociedade, já que estão se formando em uma instituição pública”.

A escolha do professor foi unânime entre a turma. Marcos de Barros Ferreira (segunda foto à direita) afirmou que Afonso é muito respeitado e admirado entre os alunos e que eles estão sempre procurando-o para pedir conselhos. O formando, que já sairá da graduação empregado, disse que sentirá saudade principalmente dos amigos que fez na universidade.

Vale lembrar que a programação da formatura continua nesta quinta-feira (22), com o plantio da árvore, missas e culto espírita; na sexta-feira (23), com a Colação de Grau, e no sábado (24), com o Baile de Gala.

(Monique Bertto, bolsista – Fotos: Daniel Sotto Maior)