Grupo de Pesquisa da UFV representa América Latina em Fórum Europeu de Núcleos Criativos

21/01/2015

Líder do GDTeC (à esq.), com diretor de Economia e Inovação da Câmara de Lisboa, Paulo Soeiro

A UFV foi a única delegação do Brasil e da América Latina presente no Fórum Europeu de Núcleos Criativos - European Creative Hubs Forum (ECHF). O evento, que é um dos mais importantes sobre Economia Criativa, aconteceu dos dias 13 a 15 de janeiro, em Lisboa (Portugal), e envolveu gestores, artistas, empreendedores e pesquisadores do tema de mais de 40 países.

A Universidade foi representada pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC)/CNPq, liderado pelo professor do Departamento de Administração e Contabilidade Magnus Luiz Emmendoerfer. No evento, promovido pela British Council e a Câmara Municipal de Lisboa, foram apresentadas, discutidas e potencializadas parcerias com agentes públicos e privados buscando a formação e o aperfeiçoamento de profissionais para geração, organização de negócios e de projetos urbanos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de cidades criativas.

Sobre o Grupo de Pesquisa da UFV
O Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) é um grupo de estudos interdisciplinares formado por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, de instituições de ensino e de pesquisa de várias regiões do Brasil, possuindo inclusive ações extensionistas. Os integrantes do GDTeC realizam produções técnicas e investigações nos campos das organizações e territórios criativos, como cidades que apresentem potenciais culturais capazes de promover o desenvolvimento integral e sustentável. Com ações conjuntas de pesquisa e exame de dados da gestão pública, a equipe analisa e estuda elementos pontuais da administração e planejamento público.

O Departamento de Administração e Contabilidade sedia o GDTeC. O líder do grupo, professor Magnus Emmendoerfer, está realizando seu pós-doutoramento em Administração Pública sobre Centros Históricos como Territórios Criativos em Cidades Luso-Brasileiras: Critérios para Denominação, Análise e Inovação como subsídios para Politicas Públicas, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Braga (Portugal), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

(Fonte: Magnus Emmendoerfer)