UFV ganha acervo de partituras

16/12/2014

A UFV irá disponibilizar na internet um acervo com mais de oito mil partituras doadas pelos maestros Rogério Moreira Campos e Ciro Tabet (foto). A iniciativa pretende colocar a instituição no circuito mundial de patrimônio musical e incentivar a criação de um futuro curso superior de música.

“Nosso acervo possui uma quantidade considerável de arranjos de instrumentos de sopro feitos pelo maestro Rogério Moreira Campos, que foi o meu antecessor. Eu incorporei outras, especialmente de corais, mas também de orquestra-escola, com ênfase em MPB, mas também em músicas contemporâneas. Temos um patrimônio que muitas universidades que já possuem curso de música não têm”, garante Ciro Tabet, atual maestro da UFV.

O próximo passo, segundo o maestro Ciro, será desenvolver um projeto de extensão para viabilizar a digitalização de todo o material que está em papel, sendo que alguns arquivos ainda estão manuscritos.

O projeto prevê ainda que o fluxo do material na internet seja sempre constante, uma vez que para um internauta acessar uma partitura terá de deixar outra em contrapartida. Com isso, a expectativa do maestro Ciro é de que a UFV passará a ser reconhecida como produtora musical no ambiente digital.

“Esse é o primeiro passo para um projeto maior que é a criação de um curso. Um curso de música demanda um grande acervo de partituras, que é um das exigências do Ministério da Educação, e um espaço físico razoável, que nós já temos. Além disso, algumas universidades parceiras já acenaram positivamente para ajudarem na construção do nosso projeto pedagógico”, explica o maestro Ciro Tabet.

(Iago Miranda, bolsista).