Projeto de extensão realiza exposição de trabalhos artesanais em Viçosa

16/12/2014

Professora Deusanildes de Jesus Silva à esquerda com estudantes do projeto

O projeto de extensão O Papel da Fibra levou para a praça Silviano Brandão de Viçosa uma exposição com os trabalhos produzidos pelos seus participantes. O evento aconteceu no sábado (13) e foi a última atividade do projeto neste ano.

A iniciativa tem o objetivo de qualificar a mão-de-obra profissional para produção de papel artesanal a partir de materiais fibrosos dos resíduos da cultura de bananeira. O projeto atua em São Miguel do Anta e nas comunidades de Vau-Açu, Violeira e Vale do Sol, em Viçosa.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Química da UFV, Deusanilde de Jesus Silva, o acúmulo de resíduos de biomassa, como o pseudocaule da bananeira, é muito comum na atividade rural. Normalmente, são descartados ou aplicados como cobertura morta, ao invés de serem utilizados em atividades para geração de emprego e renda. Segundo ela, esses insumos poderiam ser aproveitados como matéria-prima para confecção de produtos com maior valor agregado, pois têm processamento de baixo custo.

Dentre as principais etapas do projeto estão o estudo das comunidades participantes, com aplicação de questionário diagnóstico; a qualificação para a atividade de processamento dos resíduos e sua utilização nas atividades artesanais, e avaliação final, que visa à assistência futura e à implementação de melhorias em sua metodologia.

A atividade é uma realização do Departamento de Química da UFV em parceria com o Instituto Vida de Viçosa, Comunidade Presbiteriana, União de Negros pela Igualdade e do Centro de Referência da Assistência Social da Prefeitura de São Miguel do Anta.

(Fonte: Teresinha Ferreira)