Programa de Educação Tutorial em Economia Doméstica lança livros na UFV

16/12/2014

O Programa de Educação Tutorial (PET) Economia Doméstica lançou um livro em edição especial contendo depoimentos de todos os que integraram o grupo ao longo dos seus 20 anos de existência. A publicação, intitulada Memórias Contadas: 20 anos do Programa de Educação Tutorial em Economia Doméstica, foi lançada no dia 4 de dezembro durante o IX Simpósio do Programa de Educação Tutorial em Economia Doméstica (Simpopet).

Além de abordar as duas décadas de pesquisa em Economia Doméstica, o evento comemorou os 60 anos de criação do curso de Economia Doméstica na UFV. Durante o Simpósio, também foram realizados os lançamentos de outros dois livros produzidos pelo grupo: Usar ou não usar transgênicos? Eis a questão! Faces do Envelhecimento. Como é envelhecer em Viçosa.

A obra Usar ou não usar transgênicos? Eis a questão!  integra a “Série Divulgação da Ciência” que será composta por 15 livros que o grupo lançará em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Interação Planta Praga” (INCTIPP), coordenado pela professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV Elizabeth Fontes. A série tem como objetivo divulgar o conhecimento científico relacionado aos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) considerando a produção científica do INCTIPP. As publicações buscam popularizar o conhecimento sobre os OGMs e proporcionar espaço para os consumidores expressarem o significado desta tecnologia em seu cotidiano.

Já o livro Faces do Envelhecimento. Como é envelhecer em Viçosa foi resultado do projeto de pesquisa, que traz o mesmo título do livro, desenvolvido pelo grupo desde o ano de 2013. O projeto foi estruturado a partir de fotos e depoimentos de idosos participantes do Programa Municipal da Terceira Idade e do “Clube da Vovó”. Os depoimentos buscaram evidenciar a história de vida de cada um dos entrevistados, mas principalmente o que os levou a escolher Viçosa para envelhecer. O projeto foi apresentado na categoria oral durante o Simpósio de Integração Acadêmica e foi um dos trabalhos premiados com a Menção Honrosa, na modalidade Pesquisa na graduação, em 2014.

Os livros serão distribuídos para prefeituras municipais e institutos de pesquisa. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail sctmafra@ufv.br

(Fonte: Simone Mafra)