Escolas públicas de Viçosa recebem 1º Prêmio Nudese de Inovação Social

15/12/2014

A cerimônia de premiação da 1ª Edição do Prêmio Nudese de Inovação Social aconteceu na última quinta-feira (11), no miniauditório do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev). Durante o evento, estudantes de escolas públicas dos três projetos finalistas realizaram a apresentação de suas propostas. Estiveram presentes na premiação a diretora executiva do CenTev, professora Adriana Ferreira de Faria;  o vice-presidente da Câmara Municipal, Marilange Pinto Coelho; e o coordenador do Nudese, Frederico Bittencourt.

O concurso, voltado para estudantes e professores de instituições de nível médio da esfera pública local, teve como critérios de avaliação a clareza e objetividade da proposta, impactos sociais, originalidade da ideia e grau de inovação, viabilidade de execução, parcerias e arranjos cooperativos. Com base nesses critérios avaliativos, o vencedor do prêmio foi o projeto Comunidade Humanizada: resgatando valores, coordenado pela professora Maria Ângela Salgado e seus alunos Âgna Silva, Flávia Calazans e Laís da Silva, da Escola Municipal Dr. José Teotônio Pacheco. Já o projeto Papo Cabeça, da Escola Estadual Dr. Raimundo Torres (Esedrat), coordenado pelo professor Bartomélio da Silva Martins e seus alunos Victor Lucas Rigueira, Paloma Vieira Brás e Larissa Rodrigues garantiu o segundo lugar, e o projeto Salvem Crianças, da Escola Estadual Alice Loureiro, coordenado pela professora Micheli Valente dos Santos e seus alunos Carlos Eduardo de Paulo e Rafaela Diovania Gomes, ficou na terceira colocação.

Todos os projetos finalistas receberam como premiação um tablet para cada aluno integrante do grupo e um notebook para o professor orientador, além da isenção de taxa de inscrição para cada equipe em todos os cursos oferecidos que serão oferecidos pelo CenTev em 2015.

O prêmio é uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (Nudese), em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Viçosa, e tem como objetivo estimular os jovens viçosenses, estudantes do ensino médio da rede pública a gerarem ideias de projetos sociais inovadores que auxiliem no combate aos problemas do município, interajam com a comunidade, identifiquem prioridades de apoio e novas formas de atuação do poder público e da sociedade organizada.

O Nudese é uma das unidades do CenTev que visa realizar atividades de âmbito social que busca gerar impactos positivos em parceria com os departamentos UFV e com o próprio CenTev, fazendo com que a população participe ativamente deste movimento em prol do empreendedorismo inovador de base tecnológica.

(Fonte: Camila Macedo)