Cantata de Natal valoriza cultura popular e emociona plateia

08/12/2014

Um conjunto de luzes, cores e vozes encantou quem prestigiou as duas apresentações da Cantata de Natal da UFV neste final de semana. No sábado (6), devido à chuva, o evento aconteceu no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino, que ficou completamente lotado. Centenas de pessoas se reuniram para ouvir o coro de mais de 120 vozes narrar em canções o nascimento de Jesus. Já, no domingo (7), São Pedro deu uma trégua e o espetáculo pode ser apresentado na fachada do Edifício Artur Bernardes sob os olhares fascinados de milhares de pessoas.

A apresentação reuniu os corais da UFV, Nossa Voz e Infantil, a Folia de Reis de Airões e São Mateus e integrantes do Programa Municipal da Terceira Idade e do grupo Grite Cia. de Teatro. Foram seis meses de preparação conduzidos pelo maestro da UFV Ciro Tabet e pelo ator e diretor Marcos Marinho, que, pelo segundo ano consecutivo, assinou a direção artística da Cantata.

A inspiração para escolha das músicas, figurinos e cenário veio de manifestações religiosas da cultura popular brasileira. Conforme explicou o diretor do espetáculo, a Cantata foi uma homenagem a todas as culturas que habitam o Brasil. Por meio dela, o desejo foi passar uma mensagem de inclusão, representada pela frase de um anjinho em cena: “o Natal é de todos e o mundo é também”. Emocionado com o resultado, Marinho se disse agradecido pelo convite o qual considera “uma oportunidade rica de se trabalhar a arte, num evento grande e num lugar tão bonito como o campus Viçosa”.

A mesma emoção foi comentada pelo maestro Ciro Tabet. A insegurança provocada pela possibilidade de a chuva comprometer a apresentação deu lugar ao alívio de “tudo ter saído perfeito, dentro do que se esperava”. Até a lua cheia apareceu, o que o maestro considerou como uma “premiação de Deus”. Para ele, que já está pensando na Cantata de 2015, o espetáculo foi um momento significativo de integração entre a UFV e a comunidade viçosense. E se depender do pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves, essa integração estará assegurada com a entrada definitiva da Cantata de Natal para o calendário de eventos da UFV.

Ele, que está há quatro meses na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC), destacou que não participou diretamente da produção do espetáculo: “tenho a felicidade de estar à frente da PEC e ter vivido isso. Mas, na realidade, é um trabalho de toda uma equipe muito grande. Todos – do maestro à produção - foram muito guerreiros e trabalharam bastante para que a Cantata acontecesse”.

E o resultado? “Maravilhoso” na opinião de quem estava na plateia e de quem cantou. Para Isabel Andrade, psicóloga da Divisão de Saúde da Universidade e integrante do Coral Nossa Voz desde 2001, foi “indescritível” a emoção de participar de um projeto como esse: “é algo de muita energia, que parece transcender a natureza humana”. Para a pequena Sofia Siqueira Cruz, de nove anos, fazer parte do Coral Infantil traz a sensação “de que você fica livre cantando e, ao mesmo tempo, emocionando o público”. Ao comparar a apresentação de sábado no Fernando Sabino com a de domingo na fachada do edifício Arthur Bernardes Sofia comentou: “hoje, pudemos nos expressar mais”. Talvez estejam aí algumas das razões que justifiquem o seu desejo de querer "fazer parte do coral para sempre".

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares descreveu o espetáculo como “um momento de muita emoção”. Segundo ela, a Cantata representa a finalização de mais um ano acadêmico dentro da Universidade. E para aquele que se inicia daqui a alguns dias, a reitora desejou: “que possamos ter um 2015 de muitas realizações e trabalho, mas, ao mesmo tempo, de muito diálogo e harmonia entre todos nós. Que os técnicos e professores continuem desenvolvendo um trabalho conjunto para que possamos fazer a nossa missão maior, que é capacitar e formar bem os nossos estudantes”.

A Cantata de Natal da UFV foi uma realização da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Divisão de Assuntos Culturais. Nas fotos, alguns registros do evento. Para melhor visualização, clique no centro das fotografias.

(Adriana Passos e Monique Bertto – Fotos: Daniel Sotto Maior)