UFV entrega novos certificados de conclusão de curso do Pronatec

08/12/2014

Estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) receberam os certificados de conclusão de curso na noite da última sexta-feira (5). A cerimônia, que aconteceu no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino, marcou o término da segunda edição dos cursos em Viçosa e região.

Sueli Arlinda, 36, é uma das 347 pessoas que receberam o certificado. Ela escolheu o curso de “Inglês Básico” por entender que o domínio do idioma fazia falta, já que, em seu dia a dia, lida constantemente com visitantes estrangeiros. Ex-aluna de ”Assistente de Produção Cultural”, também pelo Pronatec, Sueli avaliou os professores do programa como “excelentes”, e disse que a organização dos dois cursos que participou foi “impecável”. A formanda deixou uma mensagem aos próximos cursistas: “se o estudante tem força de vontade e se esforça durante o curso, vai aproveitar e aprender coisas que não imaginava que poderia”.

Foram oferecidos 15 cursos na modalidade de formação inicial continuada, sendo três em Ervália, dois em Teixeiras e 10 em Viçosa. De acordo com a coordenadora adjunta do Pronatec no campus Viçosa, Daniela Araújo, “foi um período de muitas vitórias, consequência de muito trabalho e dedicação”. A coordenadora ressaltou o empenho dos servidores envolvidos nesta edição do Programa para consolidar cursos que englobassem a “qualificação e formação cultural, social e profissional do aluno”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que presidiu a mesa oficial, classificou a cerimônia como um “momento único e significativo”. De acordo com ela, a UFV “se alegra em ter mais 347 ex-alunos que estiveram na instituição e puderam buscar mais conhecimentos”. Em nome da Universidade, ela desejou sucesso aos formandos. A reitora salientou, ainda, a parceria com as prefeituras de Ervália, Teixeiras e Viçosa, “mais uma prova de que as cidades e a Universidade caminham juntas no incentivo à qualificação dos estudantes”.

A cerimônia foi realizada pela Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) – responsável pela coordenação geral do Programa na Universidade –, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV.

(Ana Paula Abreu, bolsista)