Melhores trabalhos apresentados no Simpósio de Integração Acadêmica recebem premiação

02/12/2014

Os melhores trabalhos do campus Viçosa apresentados no Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) - promovido em outubro na UFV - foram premiados nesta segunda-feira (1º). A cerimônia reuniu pesquisadores do ensino fundamental à pós-graduação, que lotaram o auditório da Economia Rural para conhecer os destaques no ensino, pesquisa e extensão.

Dos 1.475 trabalhos inscritos, 21 conquistaram o prêmio Arthur Bernardes e outros 38, apresentados no formato painel e oral, receberam menções honrosas (conforme arquivos anexados). Para o presidente da Comissão Organizadora do SIA, professor Marcelo Henrique dos Santos, o evento é uma forma de coroar as pesquisas desenvolvidas na Universidade nas mais diversas áreas.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares parabenizou todos os premiados e agradeceu especialmente aos orientadores pela excelência na pesquisa. Ela lembrou que nos campi de Florestal e Rio Paranaíba também foram apresentados trabalhos importantes dentro do SIA que serão premiados ainda este mês. Em Florestal, a premiação acontecerá nesta quarta-feira (3); em Rio Paranaíba, a data ainda será definida.

A mestranda em Economia Doméstica Tatiana Silva Teixeira recebeu o Prêmio Arthur Bernardes na modalidade Ensino, categoria Pós-graduação, pelo trabalho Representações de uma mulher migrante sobre o que é ser mulher – um estudo piloto em Viçosa. A estudante já havia recebido uma menção honrosa do SIA, em 2011, quando ainda era bolsista de iniciação científica. Tatiana disse que conquistar o prêmio máximo do evento é motivo de muita alegria, por ser o “reconhecimento de um trabalho conjunto que trouxe frutos ao longo dos anos”, e também por demonstrar que está no caminho certo. Tatiana foi orientada pela professora do Departamento de Economia Doméstica Amélia Carla Sobrinho Bifano.

Outra orgulhosa com a premiação foi a diretora da Escola Municipal Professor Paulo Mário del Giudice, Cláudia Pimentel. Ela recebeu o Prêmio Arthur Bernardes na modalidade Feira do Conhecimento, que os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental conquistaram com a pesquisa O Solo de Viçosa. A diretora contou que a iniciativa foi motivadora para os estudantes, feita com muita dedicação, em um trabalho interdisciplinar que envolveu Geografia, História, Ciências, Português e Artes. Por serem da zona rural, os alunos não puderam ir ao evento devido ao tempo chuvoso, mas Cláudia disse que eles estavam ansiosos com a chegada do prêmio na escola.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor Demetrius David da Silva, pró-reitores, diretores e representantes dos centros de ciências. Nas fotos, alguns registros do evento. Para visualizar melhor as fotos, clique no centro delas.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto-Maior)