Campus Rio Paranaiba

26/11/2014

Prezados Estudantes,

Buscando conhecer melhor e dar visibilidade às necessidades dos estudantes das Instituições Federais de ensino superior, será realizada a 4ª Pesquisa Nacional do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das IFES.

A pesquisa será realizada por meio do preenchimento online de um questionário que estará disponível em www.perfil.ufu.br. Ela está disponível até o dia 15 de dezembro de 2014 e é coordenada pelo FONAPRACE. Para acessar a pesquisa, o estudante deverá selecionar a Instituição e inserir seu CPF.

Esta pesquisa nos permitirá conhecer e contribuir para:

- planejar as ações destinadas aos estudantes nas diversas áreas/setores de cada instituição;

- analisar os impactos da combinação Sisu/Cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior, permitindo a construção de indicadores para o planejamento de ações e serviços e o apontamento na necessidade real de recursos financeiros;

- o aprimoramento da discussão acerca das áreas de cobertura do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e a necessidade de inclusão de novas demandas;

- subsidiar o FONAPRACE na elaboração e defesa da proposta de criação da Política Nacional de Assistência Estudantil – como política de Estado – em substituição ao Programa Nacional de Assistência Estudantil hoje programa de governo.

A sua participação, como sujeito central neste processo é fundamental para fortalecer a luta pela democratização do acesso ao ensino superior e a permanente defesa de uma Universidade pública, gratuita, democrática e popular.

Contamos com sua colaboração para o sucesso desta pesquisa.

Att.,

Sylvia do Carmo Castro Franceschini
Pró-reitora de Assuntos Comunitários
Coordenadora Nacional do FONAPRACE

Professor Paulo Godoi

Diretor de Assuntos Comunitários.