Equipes do campus UFV-Florestal têm desempenho crescente em competição de aerodesign

26/11/2014

As equipes Acauã e Acauãzim competem nas categorias regular e micro, respectivamente

A equipe de aerodesign Acauã, do campus Florestal, ficou em 15º lugar entre as 64 participantes da categoria regular que disputaram a XVI Competição SAE Brasil Aerodesign, realizada em São José dos Campos (SP), de 30 de outubro a 2 de novembro. Essa colocação indica o desempenho crescente da equipe na competição da qual participa há apenas quatro anos. Em sua primeira participação, em 2011, a Acauã obteve a 46ª colocação. Em 2012, ficou em 36º lugar e, em 2013, em 31º.

Outra participante, na categoria micro, a equipe Acauãzim - coordenada pelo professor Leonardo Antônio Mendes de Souza - manteve a mesma classificação obtida em 2013, ano de sua estreia: 10º lugar. Além da boa colocação, a Acauãzim também recebeu, no ano passado, menção honrosa pelo menor tempo de retirada de carga do avião: 2,2 segundos. Em 2014, foi a vez de a equipe Acauã receber, em sua categoria, o reconhecimento neste mesmo requisito pelo 1,9 segundo gasto com a retirada da carga.

O professor do curso de Física Robson Luiz Santos, coordenador do projeto Acauã, diz que desconhece tempos menores do que esses em competições anteriores nas duas categorias.  Robson comenta ainda que o avião projetado para a participação da Acauã na competição de 2014 foi o melhor até hoje: “investimos esforços no projeto e construção de modo a reduzir o peso vazio e simplificar a aeronave”.

Os trabalhos da equipe Acauã e Acauãzim, que, este ano, envolveram 11 estudantes, têm o apoio do Programa Santos Dumont, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Este ano, três projetos do campus Florestal foram aprovados no Programa:

• Construção e Programação de Robôs Móveis para Competições, de José Augusto Miranda Nacif
  • Aeronaves de Alto Desempenho: Equipe Acauãzim na Competição SAE-Brasil Aerodesign 2014-2015 (Classe Micro), de Leonardo Antonio Mendes de Souza
  • Desenvolvimento de Aeronaves para a Categoria Regular das Competições SAE Brasil Aerodesign 2014 e 2015, de Robson Luiz Santos

Além da Fapemig, as equipes vêm obtendo recursos por meio de bolsas de iniciação científica nos programas Probic (Fapemig), Pibic (CNPq) e Jovens Talentos (Capes).

SAE Aerodesign
A competição, promovida anualmente pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos e técnicas de Engenharia Aeronáutica entre estudantes de Instituição de Ensino Superior. As equipes participantes têm como desafio desenvolver aeronaves controladas por rádio que sejam leves e consigam carregar peso. Seus projetos são avaliados por engenheiros da indústria aeronáutica em duas etapas: projeto e desempenho em voo.

(Adriana Passos)