Divisão de Água e Esgoto alerta para redução do consumo de água

21/11/2014

Diferentemente do que muitos podem pensar, as recentes chuvas em Viçosa não permitiram que a situação no abastecimento de água deixasse de ser crítica. É o que afirma o chefe da Divisão de Água e Esgoto (DAG) da UFV, professor Rafael Bastos. Segundo ele, a disponibilidade de água no ribeirão São Bartolomeu e nos reservatórios ainda coloca em risco o abastecimento na cidade e na Universidade.

O chefe da DAG explica que as chuvas recentes permitiram recuperar boa parte das reservas de água nas lagoas da UFV. Particularmente, as que ocorreram no dia 13 possibilitaram que a vazão do ribeirão aumentasse para 200 litros por segundo na última sexta-feira (14). No entanto, passadas as chuvas, no início da semana, a vazão chegou a 100 litros por segundo e, nesta quarta (19), já caiu para 50 litros por segundo. Esse valor está próximo daquele registrado antes das chuvas.

Para o professor, isso demonstra claramente que apenas com a ocorrência mais frequente de chuvas a situação poderá ficar mais tranquila: “chuvas torrenciais passageiras podem sim encher as lagoas rapidamente, mas, passada essa ´onda´, as lagoas podem se esvaziar com a mesma rapidez”. O professor Rafael alerta ainda para a falsa impressão de segurança que essas chuvas podem causar, o que justificaria o recente registro pela DAG do aumento de consumo de água no campus Viçosa. Ele destaca ainda que “não podemos relaxar as medidas de redução de consumo que vínhamos conseguindo colocar em prática, evitando desperdícios em todos os setores da Universidade, como nos alojamentos, laboratórios e setores produtivos e de prestação de serviços”.

O campus da UFV capta atualmente 15 litros de água por segundo do ribeirão São Bartolomeu, a partir de um acordo estabelecido com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e mediado pelo Ministério Público na última quarta feira (19). Contudo, isso pode ser alterado a qualquer momento dependendo da oferta de água do ribeirão.

Vale lembrar que qualquer sinal de desperdício e, ou vazamento de água no campus Viçosa deve ser comunicado imediatamente à Pró-reitoria de Administração pelo telefone 3899-4444.

(Coordenadoria de Comunicação Social)