Simpósio Internacional de Ecologia e Evolução discute conservação da biodiversidade

19/11/2014

Terminou, nesta quarta-feira (19), o II Simpósio Internacional de Ecologia e Evolução (II EcoEvol). Durante três dias, o Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino da UFV sediou o evento que contou com 25 palestrantes - oito estrangeiros - e mais de 300 participantes de universidades do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Sul do Brasil.

A programação abrangeu temas vinculados às áreas de estudos de ecologia, evolução e conservação de espécies. De acordo com a comissão coordenadora do II EcoEvol, o objetivo foi fazer uma interface entre essas três áreas com destaque para a conservação da biodiversidade no planeta, com a participação de pesquisadores do Brasil, México, Uruguai, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Áustria e Finlândia.

Uma das coordenadoras do evento, a professora do Departamento de Biologia Geral (DBG) Flávia Maria da Silva Carmo, contou que o I EcoEvol surgiu em 2012 a partir da necessidade de divulgação e de popularização dos trabalhos e das descobertas mais recentes em Ecologia e Evolução. Segundo ela, essa carência foi inicialmente identificada por um grupo de estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos de Ciências Biológicas da UFV e mais tarde também dentre aqueles de áreas afins, como Engenharia Florestal, Bioquímica, Agronomia, dentre outras. A partir de então, a busca é para aperfeiçoar o Simpósio.

Em sua segunda edição, o evento trouxe algumas novidades como as sessões triplas, em que o palestrante apresenta o seu tema e participa de um debate de ideias com outros dois palestrantes da área. Houve ainda a reunião satélite, um espaço onde foram discutidos os desafios do Ensino de Ecologia e Evolução pela professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Vera Solferini e pelos docentes do DBG Rafael Rigolon e Thaís Fernandez, com a participação de professores e estudantes de escolas públicas de Viçosa e região.

Além disso, o II EcoEvol permitiu a submissão de resumo de trabalhos, e os 60 mais bem avaliados pelo comitê científico foram apresentados em painéis. O estudante Luis Henrique Ruiz de Silva veio de longe para participar do simpósio. Aluno do 4º período de Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele disse que estava curioso pelos temas que seriam discutidos e que as palestras o surpreenderam. O estudante também aprovou as sessões triplas por permitirem que pontos de vistas diferentes dos pesquisadores fossem apresentados.

O II EcoEvol foi promovido a partir da parceria entre o DBG e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto-Maior)

O pesquisador William Magnusson durante sessão tripla