Começa Pesquisa Nacional do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Ifes

18/11/2014

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários lembra que, até 15 de dezembro, os alunos de graduação da UFV poderão participar da quarta Pesquisa Nacional do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Os objetivos são conhecer os discentes e contribuir para o planejamento de ações em diferentes áreas. Para participar, os estudantes devem fazer o preenchimento online do questionário disponível em www.perfil.ufu.br.

A pró-reitora Sylvia do Carmo Castro Franceschini, coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), ressalta que a participação é muito importante para o sucesso da pesquisa e para fortalecer a luta pela democratização do acesso ao ensino superior e permanente defesa de uma universidade pública, gratuita, democrática e popular.

A Pesquisa Nacional do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Ifes possibilitará:

- planejar as ações destinadas aos estudantes nas diversas áreas/setores de cada instituição;

- analisar os impactos da combinação SiSu/Cotas nas Ifes, permitindo a construção de indicadores para o planejamento de ações e serviços e o apontamento na necessidade real de recursos financeiros;

- aprimorar a discussão acerca das áreas de cobertura do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e a necessidade de inclusão de novas demandas e

- subsidiar o Fonaprace na elaboração e defesa da proposta de criação da Política Nacional de Assistência Estudantil – como política de Estado - em substituição ao Programa Nacional de Assistência Estudantil, hoje programa de governo.

(Coordenadoria de Comunicação Social)