Parque Tecnológico de Viçosa recebe eventos internacionais e discute cadeia produtiva dos alimentos

14/11/2014

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) sediou, entre 9 e 11 de novembro, um encontro da World Food Innovation Network (WoFIN). Trata-se de uma rede de cooperação internacional de parques tecnológicos, clusters e instituições de pesquisa científica e tecnológica que aborda assuntos relacionados à alimentação e estabelece ações para promover a inovação e o desenvolvimento econômico de diversas regiões e países. Foi a primeira vez que o WoFin aconteceu na América Latina e representou uma oportunidade privilegiada para prospecção de oportunidades e desenvolvimento de soluções para demandas tecnológicas e de negócios de empresas estrangeiras e nacionais, principalmente as vinculadas ao Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev).

Durante os dias do evento, aconteceram mais de 70 encontros envolvendo 35 empresas nacionais e internacionais e mais de 20 pesquisadores da UFV. A representante da empresa Doces Ylagam, Jennifer Domingos Pereira, afirmou que os contatos que realizou com professores da Universidade e profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foram importantes para indicar mudanças para os produtos que fabrica. “Para nós, é excelente fazer uma parceria com a UFV, que é muito competente na área de pesquisa e visa fomentar a inovação tecnológica”, disse.

Para o representante do cluster de alimentos da Wagralin, o belga Olivier Fain, é significante conhecer o trabalho de empresas brasileiras, seus desafios e demandas para, então, propor parcerias com empresas da Bélgica. Pensamento que foi compartilhado pela representante da empresa Ouro Fino, Fernanda Sevciuc: “é muito interessante tomar conhecimento das diferentes tecnologias desenvolvidas pelo mundo, elas podem trazer resultados excelentes para nós. Precisamos de reuniões assim sempre que possível”.

Vale destacar que o evento contou com a assessoria da equipe da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV (CPPI), que orientou os participantes sobre transferência de tecnologia, vendas, comercialização e na elaboração de Termos de Sigilo e Confidencialidade, documento imprescindível em reuniões que envolvem exposição de tecnologias inovadoras.

InnoVet 2014
Durante o mesmo período, o tecnoPARQ, o parque tecnológico Saint Hyacinthe Technopole (Canadá) e o Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFV promoveram a oitava edição da Conferência Internacional de Veterinária e Agropecuária (InnoVet 2014), um dos principais eventos internacionais nas áreas. A programação abordou a cadeia produtiva dos alimentos, desde as etapas iniciais até aspectos relevantes para a segurança e a inocuidade dos produtos disponíveis no mercado.

Segundo o coordenador geral do InnoVet 2014, o professor do Departamento de Veterinária Luís Augusto Nero, o evento contou com palestrantes de diversas instituições para discutir assuntos pertinentes aos objetivos de inovação da UFV e do CenTev e, por meio dessa integração, proporcionar novas oportunidades.

Representando o parque tecnológico do Canadá, Donovan St-Hilaire afirmou: “do ponto de vista da comitiva canadense, vamos voltar para casa com muito trabalho, com muitas oportunidades de negócios e até possibilidade de implantação de novas empresas canadenses aqui em Viçosa”.

(Fonte: CenTev)