Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa registra inflação de 0,24% no mês de outubro

12/11/2014

O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC), calculado pelo Departamento de Economia da UFV, registrou inflação de 0,24% no mês de outubro. Dos sete grupos que compõem o IPC, quatro apresentaram inflação – Transporte e Comunicação (2,02%), Educação e Despesas Pessoais (0,82%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,49%) e Alimentação (0,36%) – e três registraram deflação – Artigos de Residência (-4,59%), Habitação (-0,50%) e Vestuário (-0,18%). O custo da cesta básica apresentou aumento de 0,74%.

O grupo Transporte e Comunicação foi o que apresentou a maior inflação (2,02%), originária, principalmente, de reajustes em Manutenção de Veículo (1,50%). Já no grupo Educação e Despesas Pessoais (0,82%), os maiores aumentos foram no item Material Escolar (10,57%).

Os aumentos do grupo Saúde e Cuidados Pessoais (0,49%) foram observados nos Remédios (4,04%) e Cosméticos (9,17%). Por último, o grupo Alimentação (0,36%) continua sendo influenciado pelo aumento das temperaturas causado pela entrada da Primavera e pela seca no Sudeste.

A cesta básica apresentou variação positiva (0,74%), embora inferior à verificada em setembro (3,18%). A diminuição na elevação dos preços resultou, principalmente, da queda do valor do café moído, da banana-prata, da farinha de trigo e do pão-francês. Por outro lado, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo da cesta básica para o viçosense foram o tomate, a batata inglesa, o óleo de soja, o leite pasteurizado e a carne bovina de segunda.

Todos os dados do IPC de outubro podem ser conferidos no arquivo anexado ou no site do Departamento de Economia.

IPC
O Departamento de Economia da UFV acompanha, desde 1985, a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários mínimos. Atualmente, a pesquisa conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

(Fonte: IPC)