Campus Viçosa recebe mais de 5 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio

10/11/2014

O campus Viçosa da Universidade recebeu mais de 5 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos sábado e domingo (8 e 9). Eles realizaram as provas nos pavilhões de aulas I e II (PVA e PVB), no Centro de Ensino de Extensão (CEE) e no Colégio de Aplicação – Coluni.

O Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e utilizado como maneira de ingresso por diversas instituições de ensino superior do país, inclusive pela UFV, que oferece 3.250 vagas – distribuídas entre os 68 cursos de graduação dos seus três campi. Dessas vagas, 80% são preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 20%, pelo Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases 3/2012-2014).

Entre os candidatos do Exame, a estudante Aline Duarte Gonçalves, de 17 anos de idade, realizou as provas com o objetivo de conquistar uma vaga no curso de História da Universidade. Ela quer continuar na sua cidade natal e aproveitar a boa estrutura que a UFV oferece. Apesar de não ter respondido todas as questões propostas como esperava, Aline considerou ter obtido um bom resultado.

Já Lídia Aparecida Lopes, de 19 anos de idade, tentou o Enem pela terceira vez e avaliou as provas como difíceis. Seu desejo é cursar Comunicação Social/Jornalismo ou Ciências Econômicas na Universidade, que, segundo ela, é uma das melhores do país.

Enem
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No sábado (8), os candidatos tiveram 4h30 para realizarem as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo (23), eles responderam questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias em 5h30.

(Coordenadoria de Comunicação Social)