Simpósio Internacional de Genética e Melhoramento discute novas tecnologias e produção de alimentos

07/11/2014

As novas tecnologias frente à produção de alimentos estão em discussão no V Simpósio Internacional e IX Encontro Internacional de Genética e Melhoramento. O evento que começou, na UFV, nesta quinta-feira (6), com a realização de minicursos, deu início a uma série de palestras nacionais e internacionais na manhã desta sexta-feira (7), no Auditório da Biblioteca Central.

Durante a solenidade de abertura, o coordenador do programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento, Sérgio Motoike, destacou que a realização de mais uma edição do simpósio comprova o quanto o programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento é internacional, já que os próprios pós-graduandos convidaram os palestrantes do exterior, como Austrália, Estados Unidos e Holanda, por terem tido contato com esses professores em cursos e doutorado sanduíche. “Muitos estudantes do nosso programa tiveram a oportunidade de terem sido orientados por palestrantes que hoje participam do simpósio a partir do convite desses orientandos”, afirmou.

Os próprios pós-graduandos são responsáveis por toda a organização do simpósio. Na coordenação geral do evento, o doutorando Vinícius Silva Junqueira disse que “a responsabilidade de se estar a frente do simpósio é grande por ser um evento que conta com a participação de excelentes professores e palestrantes de referência na área de pesquisa de Genética e Melhoramento”. Ele falou ainda que fazem parte da equipe da organização integrantes do Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento da Universidade Federal de Viçosa (GenMelhor), que, anualmente, realiza 17 cursos e, a cada dois anos, o simpósio internacional. Segundo ele, os palestrantes são sempre escolhidos a partir das necessidades e perspectivas dos próprios estudantes, em busca de novas ideias, novas abordagens e pontos de vista.

Presente na abertura, a reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares, declarou que a UFV sempre se destaca na área de Genética e Melhoramento e em diversos programas de pós-graduação. Ela também agradeceu e parabenizou os estudantes envolvidos na organização do simpósio e desejou que “o evento seja um momento de muito aprendizado”.

O professor do Departamento de Fitotecnia Aloizio Borém (foto central) foi o primeiro palestrante do simpósio. Em sua palestra, ele fez um panorama da biotecnologia no Brasil e, dentre os assuntos abordados, destacou os transgênicos, a biossegurança e as perspectivas para a área de biotecnologia. O evento, que acontece até sábado (8), terá ao todo 10 palestras e será encerrado com apresentação de banners de trabalho. Confira a programação aqui.

Estiveram presentes também na abertura do simpósio, o pró-reitor substituto de Pesquisa e Pós-graduação, Angelo Pallini; o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Rubens Alves; a diretora substituta do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), Miriam Teresinha dos Santos; e a coordenadora técnica da Diretoria de Relações Institucionais (DRI), Simone Guimarães.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto-Maior)