Estudantes da UFV participam da etapa final da Maratona Brasileira de Programação

05/11/2014

Depois de se classificar por meio da etapa regional, a equipe formada pelos estudantes do curso de Ciência da Computação Jonatas Batista Costa das Chagas, Nilson Felipe Matos Mendes e Vinicius Silva Conceição participará da etapa final da Maratona Brasileira de Programação, entre 7 e 8 de novembro, em Fortaleza (CE). A etapa regional aconteceu em setembro e contou com a participação de 643 equipes vinculadas a 199 universidades do Brasil. Delas, apenas 60 se classificaram para a etapa final.

Os estudantes formam a equipe To Bit or Not To Bit, coordenada pelo professor do Departamento de Informática André Gustavo dos Santos, que explicou que as etapas da Maratona são disputadas durante 5h. Cada equipe tem à disposição material impresso e um computador e deve resolver as questões propostas de maneira eficiente, por meio da criação de um programa. As questões são de diferentes níveis de dificuldade e se relacionam a diversos tópicos de Matemática e de Computação, exigindo dos participantes conhecimentos de estruturas de dados e projeto e de análise de algoritmos.

O evento, que acontece anualmente desde 1996, é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação como parte da regional sul-americana do International Collegiate Programming Contest e do Concurso Mundial de Programação da Association for Computing Machinery. As equipes vencedoras da Maratona Brasileira de Programação participarão da etapa final mundial, em maio de 2015, no Marrocos.

Na fotografia, da esq. para a dir., os estudantes Nilson, Jonatas e Vinicius.

(Fonte: André dos Santos)