Primeira Feira de Carreiras traz novas oportunidades para estudantes da UFV

04/11/2014

Os estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do campus Viçosa estão tendo a oportunidade de conhecer melhor algumas empresas brasileiras que procuram novos talentos profissionais para se desenvolverem. Esse contato está acontecendo desde a segunda-feira (3), por meio das palestras da primeira Feira de Carreiras da UFV (Carreiras 2014). O evento acontecerá até 5 de novembro, sempre à noite, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

As primeiras palestras do Carreiras 2014 foram ministradas pelos representantes das empresas Amaggi e Eldorado Brasil. Nesta terça-feira (4), será a vez das apresentações da Coocafé e da DSM/Tortuga e, na quarta-feira (5), da Agroceres.

O evento está sendo promovido pelas empresas juniores do CCA – Agregar, Agrijúnior, Agroplan, Campic, EJZ e UFV Jr. Florestal – e pela Pró-reitoria de Ensino da Universidade. De acordo com o presidente da Agrijúnior, o estudante do 9º período do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental Kaio Marques, as principais motivações dessa promoção foram o fato de a maioria das atividades realizadas na UFV serem referentes à pesquisa e de muitos estudantes terem receios em relação ao mercado de trabalho.

A ideia inicial, segundo Kaio, era trazer 32 empresas e promover um evento direcionado para os estudantes dos quatro centros de ciências da UFV. Mas, devido ao tempo escasso para a organização e ao fato de várias empresas já estarem realizando seus processos seletivos ou fechando seus planos orçamentários, foi possível realizar o evento apenas no âmbito do CCA, com a participação de empresas vinculadas aos setores agrícola e florestal. O evento mais abrangente está previsto para 2015.

Os palestrantes do Carreiras 2014 estão falando sobre as estruturas e serviços e os perfis dos profissionais demandados pelas suas empresas. Kaio explicou que algumas delas buscam profissionais que sabem vender produtos e outras, profissionais que não se importam em morar em regiões isoladas. No geral, ele acredita que um bom profissional não deixa de se capacitar. “Acredito que conhecimento nunca é demais. Atualmente, as empresas exigem conhecimentos em muitas línguas, por exemplo. Há 20 anos, bastava saber bem o Português”.

A Amaggi foi a primeira empresa a se apresentar na segunda-feira (3) e seus representantes destacaram a UFV como referência na formação de profissionais. Além de posicionar a empresa em relação ao mercado mundial, a Supervisora de Atração e Seleção, Tereza Sobreira, apresentou o programa Jovens Talentos como alternativa para os novos profissionais.

A estudante do 9º período do curso de Agronegócio e integrante da empresa júnior Agregar, Karine Peixoto, considerou o Carreiras 2014 uma ótima iniciativa. “O que sabemos sobre as empresas, buscamos na internet. E, agora, estamos tendo a oportunidade de conversar com seus representantes”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que participou da cerimônia de abertura do evento, agradeceu a motivação das empresas juniores da Universidade e ressaltou que iniciativas como essa contribuem para a formação extracurricular dos estudantes. Juntamente com o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis, com o diretor do CCA, Rubens Alves de Oliveira, e com o professor Silvio Nolasco de Oliveira Neto, que representou o chefe do Departamento de Engenharia Florestal, ela desejou que a Feira de Carreiras da UFV cresça com qualidade e, em 2015, possa atender a todos os centros de ciências.

O apoio é da Reitoria e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Mais informações estão disponíveis no site www.carreiras.ufv.br.

(Coordenadoria de Comunicação Social)