UFV recebe visita de pesquisadores holandeses para assinatura de memorando e palestra

31/10/2014

Na próxima terça-feira (4 de novembro), o campus Viçosa da UFV receberá pesquisadores holandeses associados à iniciativa Living Labs, proposta pela agência holandesa de fomento à cooperação internacional Nuffic para facilitar colaborações entre universidades da Holanda e de outros países, setores governamentais e empresariais do mundo. Além da assinatura do Memorando de Entendimento Living Lab Biobased Brasil, está prevista uma palestra para os pesquisadores da UFV, para apresentação da iniciativa e tirar dúvidas. Aqueles que quiserem participar desse encontro devem manifestar interesse pelo e-mail dri@ufv.br.

O Brasil foi escolhido como um dos parceiros preferencias da iniciativa Living Labs e a expectativa é que, por meio dela, seus pesquisadores, juntamente com os pesquisadores holandeses, trabalhem com o tema Biobased Economy – termo usado para definir uma estratégia de sustentabilidade que considera a cadeia de biomassa para a produção de materiais, químicos, combustíveis e energia (eletricidade e calor).

Vale destacar que o governo de Minas Gerais e as províncias holandesas de Noord Braband eZeeland assinarão um acordo de parceria prioritária no dia 7 de novembro. Também participarão desse acordo a UFV, a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), empresas e universidades holandesas. A expectativa é que, em 2015, em Minas Gerais, seja lançado um edital com recursos para projetos que se vinculem ao acordo.

(Coordenadoria de Comunicação Social)