UFV realiza mais uma atividade do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

29/10/2014

Representantes da UFV, de sete Superintendências Regionais de Ensino e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais cumpriram, na terça-feira (28), mais uma atividade do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Eles se reuniram durante todo o dia, no Departamento de Educação (DPE), para discutirem temas importantes para a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas.

O Pacto, segundo sua coordenadora geral na UFV, a professora do DPE Alvanize Valente Fernandes Ferenc, representa a articulação da União e dos governos estaduais e distritais na formulação e implantação de políticas que contribuam para melhorar a qualidade do Ensino Médio público. Nesta primeira etapa do Pacto, as ações estão direcionadas para o redesenho curricular e para a formação continuada de docentes. A professora Alvanize explicou que estão sendo trabalhados grandes temas propostos pelo Ministério da Educação, que permeiam o trabalho dos profissionais de educação, como o jovem como sujeito do Ensino Médio e a organização do trabalho pedagógico. As próximas duas etapas, previstas para acontecerem no primeiro e no segundo semestres de 2015, respectivamente, abordarão áreas de conhecimentos e assuntos mais específicos.

Em Minas Gerais, entre outras universidades, a UFV é responsável por trabalhar as atividades propostas pelo Pacto com as Superintendências Regionais de Ensino de Almenara, Araçuaí, Conselheiro Lafaiete, Diamantina, Ouro Preto, Ponte Nova e Teófilo Otoni. De acordo com a professora Alvanize, cada uma das Superintendências Regionais se articula com os municípios que atende, que se articulam com os professores do Ensino Médio. “Então, a UFV está responsável por cerca de seis mil professores que atuam na Educação Básica, assim como outras instituições”. Universidades como a Federal de Minas Gerais, a Federal de Ouro Preto e a Federal do Triangulo Mineiro também estão envolvidas com a iniciativa.

Na UFV, a primeira etapa do Pacto ainda contará com mais duas reuniões, uma em novembro e uma em dezembro, mas a professora Alvanize contou que o retorno já tem sido positivo. “Inicialmente, o trabalho gerou desconfiança, porque os professores estavam sendo cobrados por diferentes políticas que, muitas vezes, não cabiam nas condições de trabalho que eles têm. Eles estão entendendo o Pacto como um trabalho de valorização docente. Como um investimento na formação continuada”.

Para a professora, a iniciativa contribui no sentido de atender às demandas que a escola expõe e não de apenas repassar conteúdos. Segundo ela, atualmente, não é possível considerar um processo de formação como algo acabado: “estamos em um processo contínuo de revisão dos nossos saberes, das nossas formas de atuar”.

Depoimentos
A supervisora da Secretaria de Estado de Educação, Maria Geralda Vilela Cupertino, destacou que o Pacto foi promovido em um momento em que os professores necessitavam de valorização e capacitação. De acordo com ela, muitos ainda seguem modelos tradicionais e, com a iniciativa, estão repensando suas atuações pedagógicas. “Em específico, fomos presenteados com o trabalho da UFV. Os professores nos acolheram com muito carinho e com muita competência. Todos estão encantados”.

Ednéia dos Santos Cunha Neves foi uma das 14 representante das Superintendências Regionais de Ensino que participaram da reunião desta terça-feira (28). Ela é de Diamantina e se disse muito satisfeita com a oportunidade, já que acha impossível conseguir qualidade para o ensino sem proporcionar momentos de formação continuada para os professores. Entre os assuntos que estão sendo abordados na primeira etapa do Pacto, ela destacou o redesenho curricular como um dos mais interessantes. Emocionada, também disse que a Superintendência Regional de Diamantina é uma porta para o vale do Jequitinhonha, “um vale muito rico, com um povo simples, mas de muita sabedoria, que valoriza o ensino. A valorização profissional não acontece só pelo lado financeiro, mas pelo conhecimento. O Pacto tem um pacto com a aprendizagem, com o aluno e com a formação dos professores”.

Também acompanharam a atividade a coordenadora adjunta do Pacto na UFV, Leci Soares de Moura e Dias, e a supervisora Lúcia Rodrigues.

(Izabel Morais – Fotos: Daniel Sotto Maior)