Administração da UFV propõe medida de redução de consumo de água nos laboratórios

29/10/2014

As pró-reitorias de Administração (PAD) e de Planejamento e Orçamento (PPO) da UFV realizaram, na segunda-feira (27), uma reunião com professores, síndicos de edifícios com laboratórios nas mais diversas áreas. O encontro fez parte de mais uma ação da Universidade na redução do consumo de água, devido ao longo período de estiagem enfrentado em Viçosa e na região Sudeste.

Durante a reunião, a pró-reitora de Administração, Leiza Granzinolli, falou sobre as medidas de redução de consumo implantadas na UFV. Ela disse que a comunidade universitária passou a ter um novo olhar para a questão. “Temos uma logística implementada que nos dá a garantia de que não é necessário suspender as aulas, mas é necessário que todos auxiliem, adotando ações efetivas na redução do consumo de água”.

O chefe da Divisão de Água e Esgoto, Rafael Bastos, afirmou que a reunião faz parte de uma sequência de contatos que têm sido feitos com os diversos setores da comunidade acadêmica para que todos possam contribuir no enfrentamento da crise hídrica.  “Essa reunião é importante porque a UFV possui vários laboratórios espalhados pelo campus que são consumidores de um montante significativo de água”, destacou.

Para o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Sebastião Tavares, a reunião foi um passo inicial para que os laboratórios que têm sistemas de destilação de água para aulas e pesquisas possam substituir os seus destiladores por sistemas mais eficientes de purificação de água. Segundo o pró-reitor, os destiladores são equipamentos inadequados ou pouco eficientes no consumo de água e de energia elétrica, por isso é necessário buscar uma solução conjunta para uma substituição de forma progressiva. Ele solicitou que fossem adiadas as instalações de mais destiladores e que os síndicos entrem em contato com os chefes dos departamentos e coordenadores de curso, durante esta semana, para fazer um levantamento das especificidades dos prédios para que, então, a PPO possa analisar as demandas e iniciar os processos licitatórios de substituição de destiladores mais rapidamente. “Já estamos implantando essa medida nos prédios mais recentes, agora buscamos uma solução global e duradoura”, destacou.

A professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), Regina Mendonça, disse que já tem buscado reduzir as atividades de funcionamento dos laboratórios em que trabalha, com as diminuições do número de análises que demandam muita água, da limpeza de vidraria e dos preparos de reagentes. De acordo com ela, como o prédio em que realiza suas atividades foi construído mais recentemente, já possui sistemas modernos de purificação de água, que diminuem o consumo, e essa alternativa da Universidade de implementar  a substituição em outros laboratórios “será muito bem-vinda pelos pesquisadores e por toda a comunidade”.

A coordenadora do Bioagro, professora Maria Catarina Megumi Kasuya, também aprovou a ação que a UFV propôs. Segundo ela, a redução do consumo de água até agora não teve um grande impacto no desenvolvimento das pesquisas, mas na conscientização das pessoas. “Todos estão contribuindo e economizando, qualquer vazamento passou a ser comunicado”, afirmou.

(Sabrina Areias)