Feira do Conhecimento marca encerramento do Simpósio de Integração Acadêmica

28/10/2014

Um carrinho de madeira e um tabuleiro de jogos. Para muitos, esses objetos não passam de simples brincadeiras de criança, mas na Feira do Conhecimento de Viçosa de 2014 eles foram uma maneira concreta dos alunos da rede pública municipal aprenderem na prática o maravilhoso mundo da ciência. O evento, que aconteceu no último sábado (25), na Praça Silviano Brandão, marcou o encerramento da quinta edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da UFV e contou com a participação de mais de 14 escolas e de 49 trabalhos.

A Feira tem como objetivo mostrar os trabalhos que são desenvolvidos nas escolas de Viçosa, a partir de uma parceria entre os alunos da rede pública e seus professores com estudantes e professores da UFV. É uma forma de nós estabelecermos essa parceria entre a Universidade e a cidade por meio das escolas”, explicou a coordenadora da Feira e professora do Departamento de Educação, Leci Soares de Moura e Dias. A professora contou que a iniciativa é realizada pelos estudantes da UFV envolvidos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), no Programa de Educação Tutorial (PET), além dos projetos de extensão e estágios.

Orgulhoso, Wellington Rafael Gonçalves Bhering, aluno da Escola Municipal Arthur Bernardes, explicou a Engenharia da Diversão: “a gente queria fazer algo pra se divertir. Nosso quintal tinha um monte da tábuas velhas e uma bicicleta. A gente montou e pintou o nosso carro, mas ele só serve pra descer morros pequenos, senão fica perigoso”. O estudante de Ciências Biológicas da UFV Luiz Carlos da Costa, que acompanhou todo o trabalho, garantiu que os alunos realizaram o processo sozinhos: “nós não interferimos em nada. Apenas passamos os conceitos físicos para os alunos, mas a construção do carro, o planejamento e as outras etapas, foram eles que fizeram”.

Outro trabalho que chamou a atenção da garotada foi a Guerra dos Sexos. Por meio desse jogo, a turma de estudantes do 8º período de Escola Effie Rolfs foi dividida em quatro grupos, dois de meninas e dois de meninos. Em seguida, os alunos foram convidados a levar o espermatozoide pelo caminho certo até o óvulo. Durante o processo, os estudantes discutiram o que caracterizam o homem e a mulher, além de aprenderem sobre o sistema hormonal e os métodos contraceptivos. “É nesse período da adolescência que as pessoas começam a querer explorar o seu corpo. E a gente aprende também a respeito das doenças relacionadas ao tema, o tipo de preservação adequada para não ser contaminada por elas e, principalmente, para não ter uma gravidez inesperada”, explicou Vitória Aparecida Pereira Dias, de 14 anos, uma das alunas que participaram do trabalho.

Os professores da rede pública apoiaram a ideia da Feira do Conhecimento, garantindo que a edição deste ano superou todas as expectativas. “Eu acredito que o Programa de Iniciação à Docência vem trazer um aprimoramento para os estudantes que serão professores, dando experiência e mostrando a realidade das escolas, e vem acrescentando novas tecnologias, especialmente à metodologia”, explicou a professora de História da Escola Municipal Edmundo Lins, Sueli Saraiva Guimarães.

O SIA 2014, do qual a Feira fez parte, aconteceu entre os 20 e 25 de outubro, com o tema Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Sustentável. A programação contou com palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, minicursos e outras atividades, cujo objetivo foi estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão que tenham como meta o tratamento de temas científicos e tecnológicos relacionados ao desenvolvimento social.

(Iago Miranda, bolsista)